Qual melhor opção de rádio RF para automação residencial?

Olá pessoal, estava com um post meu tentando resolver alguns problemas com o RF 433MHz para comunicação sem fio. No meu caso, estou usando um arduino uno para o master, e 5 arduinos nano para os slaves.

Pretendia fazer a comunicação entre Master e Slave e vice-versa, de forma a obter o seguinte:

Master envia solicitação feita pelo operador
Slave recebe esta solicitação, executa-o e envia uma resposta ("Pronto, solicitação realizada")
Master recebe esta resposta e atualiza o status para o operador ("Luz acessa")

O problema que tive com o RF 433MHz, por ele não ser bidirecional, o master não recebia a resposta. Tentei várias formas (gambiarras) para fazer funcionar. (Caso queira saber o que tentei, entre nesta thread)

Mas vejo que não deve ser possível usar rato para caçar gato. Enfim, tendo isto em mente, queria saber, para essas aplicações acima, qual melhor rádio a se utilizar, considerando preço e facilidade de uso.

Sei que o xBee faz isso com uma mão na roda, mas multiplique o valor dele por 6 e já sabe que não é uma das minhas opções.

Há o NRF2401, mas não entendi o que significa ele ser half-duplex (seria enquanto um fala o outro apenas ouve?)

Entretanto, além do NRF2401, existem outros numa faixa de preço acessíveis e que possa ser utilizado para minha aplicação?

Cablear com RS485 não é uma opção também.

Desde já agradeço pela ajuda e disposição!

PS: Sei que seria pedir de mais, mas se alguém conhecer algum fabricante, loja, ou vendedor de sites como aliexpress, ebay e etc, por favor, poste o link da página. Obrigado!

half duplex quer dizer precisamente isso... quando um fala, nao pode ouvir. E se estiver a ouvir, nao vai falar.

Podes sempre tentar XBee... mas certamente que o preco nao esta numa gama que te seja agradavel ao bolso. XBee para RF e certamente a melhor opcao.

Se a tua casa nao for muito grande podes olhar para o ESP8266 que e um chip Wi-Fi que custa cerca de 4 a 5 dolares por unidade. O grande problema e que a interface desse chip e extremamente complicada de usar (eu tenho um e ja experimentei). Dito isto, existem umas quantas pessoas que estao a tentar resolver isto e pode sr que no futuro o chip seja mais facil de usar. Mas nao tenho lido muito sobre isso ultimamente.

O outro problema e usar 3.3V e nao tolerar 5V...

Consultei alguns preços, e o nRF2401 está 7 dolares por 10 unidades.

xBee de 2mW, uma unidade está custando cerca de 35 dolares, é muito além do que eu posso para comprar 6 deles.

Quanto ao ESP8266, está um pouco mais caro que o nRF, mas além de preço/facilidade, o que os difere?
Por experiência própria, teve alguns problemas com um e não com outros? Disse-me que já experimentou este ESP8266.. Consegui fazer funcionar quando usaste? Viu alguma vantagem em relação as outras e etc etc...

O esp8266 e um pouco mais caro... mas e um chip que permite ligar a redes Wi-Fi.

Eu usei uma unidade que parece um modulo nRF (mas as ligacoes nao sao as mesmas)... o problema do modulo e mesmo o fimware que esta dentro. Segundo o que se le na net, ainda existem alguns bugs (eu nao o testei tempo suficiente para dar com eles) e pior que isso nao existe um interface AT puro para lidar com o chip.

Ou seja, apesar de enviarmos comandos AT para ele, as respostas sao em texto "humano". Isso e muito bom para quando estamos a brincar com o chip numa porta serie, mas e super dificil de colocar num interface com o Arduino. Este e o principal problema... nao conformidade nas respostas a comandos torna o codigo do lado do Arduino mais complexo e consequentemente com mais possibilidades de bugs.

Dito isto, existe quem tenha conseguido implementar solucoes apenas com esse chip esp8266 sem meter um Arduino ao barulho, mas creio que isso sera complexo demais para ti neste momento. Existem tambem esforcos em implementar uma interface optima para microcontroladores, mas entretanto perdi um pouco o fio a meada acerca do estado de desenvolvimento desta possibilidade... Infelizmente com o Natal e outros compromissos, creio que nao vou olhar para isto durante imenso tempo. Mas nao deixa de ser uma possibilidade.

Nota que o esp tem um pequeno problema de nao aguentar 5V... tornando dificil o uso dele com a vasta maioria dos Arduinos no mercado. o nRF, apesar de ser alimentado a 3.3V, aguenta com 3.3V e isso torna as coisas bastante simples.

Espero ter sido claro o suficiente. :wink:

Certo. Acho que vou de nRF2401 mesmo. Alguém conhece outra opção? Se eu for comprar, provavelmente será daqui

Obrigado bubulindo pela ajuda.

Após a dica do bubulindo comecei a pesquisar mais acerca do ESP8266 e acho que esse módulo Wifi promete. Já estão chamando de nRF2401 killer! Hehehe

Sobre o alcance, fizeram um teste e parece ter se saído bem.

A comunicação AT está em evolução. Foi criada esta comunidade para discutir o módulo e entre outras coisas, corrigirem os comandos AT. Porém a boa parte da documentação oficial ainda encontra-se em chinês. Todavia já acho muita coisa para algo que foi lançado comercialmente em julho de 2014.

Primeiramente, Feliz Ano Novo!

A essa altura, o nRFL01 já está encaminhado para o Brasil rsrs.. Mas se não for usá-lo, posso passar para outra, mas acho difícil.

Obrigado!