Olá pessoal, estava com um post meu tentando resolver alguns problemas com o RF 433MHz para comunicação sem fio. No meu caso, estou usando um arduino uno para o master, e 5 arduinos nano para os slaves.
Pretendia fazer a comunicação entre Master e Slave e vice-versa, de forma a obter o seguinte:
Master envia solicitação feita pelo operador
Slave recebe esta solicitação, executa-o e envia uma resposta ("Pronto, solicitação realizada")
Master recebe esta resposta e atualiza o status para o operador ("Luz acessa")
O problema que tive com o RF 433MHz, por ele não ser bidirecional, o master não recebia a resposta. Tentei várias formas (gambiarras) para fazer funcionar. (Caso queira saber o que tentei, entre nesta thread)
Mas vejo que não deve ser possível usar rato para caçar gato. Enfim, tendo isto em mente, queria saber, para essas aplicações acima, qual melhor rádio a se utilizar, considerando preço e facilidade de uso.
Sei que o xBee faz isso com uma mão na roda, mas multiplique o valor dele por 6 e já sabe que não é uma das minhas opções.
Há o NRF2401, mas não entendi o que significa ele ser half-duplex (seria enquanto um fala o outro apenas ouve?)
Entretanto, além do NRF2401, existem outros numa faixa de preço acessíveis e que possa ser utilizado para minha aplicação?
Cablear com RS485 não é uma opção também.
Desde já agradeço pela ajuda e disposição!
PS: Sei que seria pedir de mais, mas se alguém conhecer algum fabricante, loja, ou vendedor de sites como aliexpress, ebay e etc, por favor, poste o link da página. Obrigado!