Queria saber como alimento o arduino com 12v para ele alimentar um motor com 12v. Sou bem iniciante, se for possível explicar ou me mostrar já um desenho de como devo fazer ficarei muito agradecido kkkkk.
O teu tópico foi movido para a secção em português do fórum. Por favor, utilize o idioma inglês nas secções em inglês do fórum.
Olá! Bem vindo ao Forum.
Aqui está um erro bem comum. O Arduino não é uma fonte de energia. Cada pino opera com nível lógico de 5V (admitindo Arduino Uno) e só consegue fornecer corrente na casa dos miliamperes. Seu motor certamente precisa de mais do que isso.
Você não deu detalhes técnicos dos componentes que tem, nem do que pretende fazer, mas provavelmente o que você vai precisar é de um driver para o motor, ou no mínimo um transistor.
Sendo esse o seu primeiro post, recomenda-se que você dê uma lida no tópico Como obter o melhor desse Forum. Há dicas importantes lá dos dados mínimos que você precisa fornecer para obter ajuda mais objetiva e eficiente. ![]()
Eu quero fazer um timer com o Arduino. E quando der o tempo necessário, ele vai ligar esse motor, deixar esse motor funcionando por um tempo, depois vai desligar e vai fazer a contagem novamente. Porém esse motor é 12v, tenho bateria que consegue alimentar, mas eu não sei como passa essa energia pro Arduino. Eu chuto que seja com aquela entrada p4. E também não sei como eu vou passar essa energia toda do Arduino para o motor
Há duas maneiras de ligar 12V no Arduino. Ou pelo Jack P4 ou ligando o positivo da bateria no pino Vin e o negativo no GND do Arduino. Em ambos os casos, a energia é direcionada ao regulador de voltagem do Arduino.
Aqui vai uma consideração: como o Arduino opera em 5V o regulador de voltagem precisa "jogar fora" 7V da sua bateria. Ele faz isso gastando a energia na forma de calor e isso limita a quantidade máxima de corrente que você pode usar. Se houver outras coisas ligadas ao Arduino além do controle do driver do motor, vale a pena avaliar o acréscimo de um regulador de tensão externo.
De novo, você não vai passar essa energia do Arduino para o motor, porque isso queimaria o Arduino. Você vai usar o Arduino apenas para controle lógico (ligar ou desligar o motor). A energia para o motor quem vai passar é o driver de motor.
Esse seu motor é um motor DC, um motor de passo ou um servo?
Dê uma visitada nessa página para ver um exemplo de como o circuito funcionaria:
https://blog.eletrogate.com/guia-definitivo-de-uso-da-ponte-h-l298n/
então eu deveria usar o Arduino só pra ligar e desligar, e a energia seria fornecida por outro lugar certo? Mas como eu faria isso? O que eu imagino que eu poderia fazer é passar apenas um dos polos para o Arduino. Como se fosse num interruptor, ai o polo positivo passaria direto da bateria para o motor, e o negativo passando pelo Arduino e depois para o motor?
Eu apontei para você uma página que explica tudo bem direitinho, com os desenhos que você pediu inclusive.
A página serve apenas como exemplo, já que você continua não dizendo qual é exatamente o motor que você tem e o que mais tem no seu projeto...
Lá são operados 2 motores DC pequenos (até 6V) e é usado o driver L298N, que é antigo e ineficiente, mas ainda é a escolha de 9 entre 10 iniciantes.
Não, uma possibilidade é colocar dois fios positivos e dois negativos saindo da bateria. Um par vai pro Vin (+) e GND (-) do Arduino. O outro par vai pro driver de motor. Nesse caso o GND do driver e o GND do Arduino também precisam de uma conexão.