Re: My First Arduino Project

Boa Noite

Eu comprei um LCD 16*2 para o meu primeiro Arduíno e ao fazer alguns testes, o LCD ficou com a primeira linha toda cheia de quadrados pretos? Isto é normal? Já fiz reset e não desaparece?

É possível acre sentar exemplos diferentes códigos num só código final?

Mais uma duvida num LCD 16*2 é possível usar mais de duas linhas no LCD? Já tentei varias vezes :cold_sweat: introduzir os valores dos sensores na mesma coluna em três linhas e aparece me tudo junto? Alguma sugestão para por no LCD 16*2 os três valores na mesma coluna mas em três linhas diferentes.

Obrigado :) Espero pela resposta Cumprimentos

o LCD ficou com a primeira linha toda cheia de quadrados pretos? Isto é normal? Já fiz reset e não desaparece?

Sim é normal.Enquanto nao inicializares o teu display via codigo essa linha preta nao desaparece.

É possível acre sentar exemplos diferentes códigos num só código final?

Claro programar e assim mesmo podes fazer tudo o que quiseres.

Alguma sugestão para por no LCD 16*2 os três valores na mesma coluna mas em três linhas diferentes.

Como assim três linhas se o teu display só tem 2 linhas?

Se o LCD foi inicializado e continua com esse conjunto de rectângulos pretos tens que ajustar o contraste com 1 potenciómetro (método mais fácil) ou com resistências até atingires o valor ideal (mais trabalhoso).

Não percebi muito bem essa tua pergunta sobre acrescentar códigos diferentes.

O que podes fazer é meter esses 3 dados a aparecerem alternadamente ou "dividir" o LCD em 3 colunas, ou então causar efeito de texto a "correr". Meter os 3 valores, ao mesmo tempo, um por linha num 16x2 é impossível.

José Coelho