Receber dados do arduino e escrever em arquivo texto

Bom galera tenho algumas dúvidas referente a como o arduino passa os dados para o pc li algumas coisas porém mesmo assim fiquei na dúvida , irei descrever o que eu li e entendi e gostaria do esclarecimento de vocês, abaixo vai o que pesquisei.

1º Uso um arduino UNO e conecto ele via USB , as funções que podem ser utilizadas para enviar dados para o pc é as que fazem parte da função "serial", isto é correto?

2º Apesar do nome da função ser serial não precisarei fazer nenhum tipo de ligação em nenhuma porta serial pois os dados são convertidos via o chip do arduino e programação interna para serem utilizados somente na USB sem que o arduino necessite que o micro tenha uma porta serial , isto é correto?

3º É possível pegar os dados recebidos do arduino e escrevelo diretamente em um arquivo texto no pc,(se possível favor demonstrar com um exemplo)??

Abaixo vai minha situação e o que estou tentando selecionar.

Preciso que o arduino funcione como um sistema de segurança , avisando o pc sempre que o sensor de presença detectar alguém no ambiente sobre vigilancia, apartir dai preciso que ao arduino escreva no disco rigido um arquivo qualquer , pode ser inclusive um arquivo com números aleatórios, esse arquivo vai funcionar como um tipo de flag para startar alguma ação de qualquer outra linaguagem de programação minha que irá monitorar o conteúdo da pasta onde será gravado o arquivo.

Agradeço desde já. vlw; :slight_smile:

1- Correto
2- Vai Usar USB Normal ele simula uma Serial (converte Serial p/ USB) Primeiros arduinos eram serial.
3- Sei q da pra fazer com cartão de memória isto … mas se você pegar pelo pc os dados recebidos pela serial e salvar em .txt por exemplo da sim…mas dai é implementação em C, Python ou outras de alto nivél com acesso a hardware…
vlw!

Valeu cara, agora vou só verificar um esquema para programar em C no linux recebendo dados do arduino que por sinal se não me engano usa o /dev/ttyAcm0, se souber alguma função em C pra linux que ajude a fazer isso agradeço, qualquer coisa quando eu resolver o problema eu posto aqui também.

valeu.

também uso linux e nem sei por onde começar pra usar esta comunicação, pesquisei um pouco mais ainda perdido...
hahaha

Hehe então pesquisando um pouco mais me lembrei de coisas interessantes como por exemplo:
Você gostaria de imprirmir alguma coisa numa impressora matricial na sua porta paralela , então bastaria :
echo “texto a ser impresso” > /dev/lp0 , ai então teoricamente com tudo correto imprimiria, no arduino não é diferente, fiz um teste com o código abaixo:

void setup (){
  pinMode(2, OUTPUT);
  Serial.begin(9600);
}
void loop() {
digitalWrite(2, HIGH);
Serial.print("start");
digitalWrite(2, LOW);
}

E então dei um cat /dev/ttyACM0 , aparece escrito “start” porém meio “zuado” por que ele fica escrevendo toda hora então na realidade aparecer “startsta” e derivados, porém minha dúvida é que o arduino só começa a enviar o texto para a serial no momento em que eu clico no botão “serial monitor” da IDE do arduino, alguém tem alguma idéia de como fazer o arduino sempre enviar sem ter que abrir a IDE e clicar no botao?? por que minha idéia é ter somente que conectar a placa na usb do micro e deixar rodando sem nem chegar a abrir a IDE do arduino.

Obrigado e vlw ai cara.

essa parte sim, ja conhecia quero saber como "pegar" isto com algum programa no linux...
acho q da pra fazer com o processing, fiz um LED virtual apartir de uma caixinha na tela eu acendia um led no arduino...
mas queria fazer ao contrário....

olha alguns que ja fiz:

Se usar linux é só fazer um cat do ttyS0 e com um pipe meter num ficheiro, tipo isto:
cat /dev/ttyS0 | log.txt
e deixar esse terminal sozinho a correr.

Olá pessoal!!!
Peço desculpas por estar revivendo um tópico tão velho, mas...

Bom, sou novato e me tornando cada vez mais apaixonado e entusiasta do Arduino.

Estou com uma dúvida. Estou montando um seguidor solar com 2 eixos. Montei meu próprio código, vendo alguns que rondam a net.
Já envio dados no Monitor Screen, mas, queria guardar os dados em um txt, xml e quem sabe num db para analise e estudos futuros.
Conseguindo enviar para um txt, já me dou por satisfeito.

Procurei alguns posts do fórum, mas, nada que me resolvesse a dúvida.

Uso Windows e linux (deepin) em casa, mas, estou projetando em windows (faculdade usa Windows 7). e ai que está, nada achei para windows.

Alguém poderia me ajudar???