Pessoal, estou com uma dúvida: estou projetando umas placas para a automação de minha futura residência, e como vou utilizar relés para controlar as lâmpadas, gostaria de saber uma coisa:
Já li que a melhor maneira para isolar eletricamente o relé é utilizando um optoacoplador ao invés de simplesmente utilizar um transistor. Porém, já vi dois esquemas diferentes: um que o optoacoplador aciona diretamente o relé, e outro onde o optoacoplador aciona um transistor, e este aciona o relé.
Aparentemente, a segunda opção é mais "segura", pois teríamos 2 elementos separando o relé do circuito do arduino. Mas essa segunda opção ocupa mais espaço na placa (que deve ficar dentro de uma caixa de energia de 4" x 2") e também apresenta mais elementos passíveis de falha.
Minha dúvida é: realmente vale a pena utilizar este transistor a mais? Estou ganhando algo em termo de qualidade ou segurança?
LegendBR:
Minha dúvida é: realmente vale a pena utilizar este transistor a mais? Estou ganhando algo em termo de qualidade ou segurança?
Objetivamente: NÃO!
Não vale a pena. Use ou um ou outro. Usar os 2 é preciosismo demais, e aumenta não apenas a complexidade do circuito, mas o custo do projeto. É mais uma coisa para dar errado.
Acho que 99% dos circuitos que relé usando Arduino que conheço, usam apenas 1 das duas formas de acionamento (ou Opto ou transistor)
Normalmente os optoacoplador possuem transistores, mas são para baixa corrente, por isso não seria indicado usá-lo diretamente no rele, pois o consumo de corrente do relê supera a capacidade do optoacoplador, queimando-o. O mesmo acontecerá com o transistor, dependendo do relê que você for usar.
Se o teu optoacoplador suportar a corrente exigida pelo teu relê, o segundo transistor é redundante.
Só consegui identificar a corrente consumida pelo relé (30 mA, o meu é o C2), mas não achei a corrente máxima que os acopladores suportam... seria o collector current? Nesse caso, estou tranquilo com os dois, pois tanto o EL817 quanto o 4N35 suportam os 30 mA (50 e 100 mA, respectivamente). É isso mesmo?
Alguma vantagem em utilizar o 4N35 ao invés do EL817? Pois o segundo é menor (4 pernas contra 6) e parece dissipar menos energia (200 mW contra 400/600?).
LegendBR, você observou bem sobre a corrente (essas que você citou são as máximas em 25ºc) e a capacidade de dissipação, e é essa capacidade de dissipar que permite ao 4N35 suportar maior corrente que o EL817.
Não sou bom em eletrônica, ainda estou tentando aprender! Mas como o Hugo falou, temos sempre de confirmar nos datasheets.
Eu optaria pelo 4N35, por suportar até 100mA. Com o EL817 eu ainda ficaria meio apreensivo, trabalharia com corrente até 20.
Mas como não tenho certeza, vejamos se conseguimos informações mais precisas. HugoPT?
Você deve sempre isolar o acionamento de potencia do controle digital. Isto começa pela alimentação dos reles que geram flutuação na tensão ao serem acionados. A conexão da logica digital dever ser sempre isolada por fotoacoplador pois ao desligar o rele será gerado um impulso de tensão que , mesmo com um diodo em paralelo com a bobina, vai passa pelas capacitancias dos componentes e chegar a porta do processador. Isto pode fazer o programa se perder e a longo prazo danificar a porta.