Ola,
Eu criei um circuito e estou com um problema que não consigo resolver. Tenho um módulo rele de 5v (com um pino de sinal) que aciona normalmente pelo arduino ou por um botão que foi colocado em outro pino para ativa-lo.
Só que a desativação nem o arduino nem o botão fazem. Tem um led indicador, em outra porta, que funciona perfeitamente. Noto que o led verde do módulo rele (que indica que está ligado) fica ligeiramente aceso ao receber o comando de desligar, diferentemente de quando ele está desligado de fato, que fica completamente apagado.
O curioso, é que se alimentar o arduino pela USB tudo funciona corretamente. Não tem a ver com carga, porque o problema ocorre mesmo com o rele "vazio", sem qualquer carga ligado a ele.
O circuito é alimentado por uma fonte de 5v que tem corrente suficiente para alimentar tudo.
Ja procurei bastante na web algo parecido, mas nada que me ajudasse a esclarecer o problema.
Eu montei um circuito reduzido numa protoboard e não ocorre o problema. O circuito real tem dois sensores, display OLED e um RTC. Em anexo o diagrama.
Grato a todos,
Vagner
Schematic_Relogio-com-sensor-de-proximidade_Sheet-1_20190725180606.pdf (40.3 KB)
E o que acontece se usares outra fonte de 5V no teu circuito final que não o teu AC/DC Converter?
Se dizes que ao montar em protoboard tudo funciona tudo me leva a pensar que talvez o AC/DC Converter possa ser o problema.Pode ter muito ripple ...
Mostra o teu código de como estas a desligar o rele
Oi Hugo,
Obrigado pela resposta. Na realidade ainda não está montado exatamente como no esquema, porque pedi a placa na JLCPCB e ainda não chegou. Está com uma fonte de celular, que também já troquei.
O que "parece" que ira resolver o problema, é colocar um resistor no +5v do sinal. Mas não tenho aqui resistores maiores que 1k. Mesmo assim, coloquei dois em série e parece que o rele "quer" desligar. Vou comprar resistores maiores a semana que vem para testar. Com 2k o LED verde do módulo rele já não fica "meio" ligado quando o arduino mandar ele desligar.
O código da parte do rele e do LED indicador dele é esse:
if (hora == 6 && minuto == 30 && segundo < 9) {
digitalWrite(11, HIGH); // Liga led
digitalWrite(05, LOW); } // Liga rele
if (hora == 9 && minuto == 00 && segundo < 9) {
digitalWrite(11, LOW); // Desliga led
digitalWrite(05, HIGH); } // Desliga rele
Ola amigos,
Como previ no post anterior, um resistor de 5k no pino de sinal resolveu o problema.
Não me perguntem por quê!
Grato