Resistores para TCRT5000 - Como definir?

Olá, boa tarde.

Preciso definir os valores resistivos para um TCRT5000, que será alimentado com 5V. O led infravermelho, teoricamente, eu sei calcular aplicando a lei de ohm, porém, o datasheet não ajuda, já que ele me apresenta somente a tensão reversa e a corrente direta (não sei utilizar esses dados).

O fototransistor eu consigo calcular com os dados disponíveis, sem problemas.

Alguém tem alguma ideia de como calcular ou pode me indicar um site que me ajude com isso? Quando eu pesquisei já achei os valores prontos, de 10 k para o coletor do fototransistor e de 330 R para o catodo do led. porém, quero saber como chegar nesses resultados. Agradeço de antemão à quem ler e se dispor à ajudar.

Olá, deixo aqui a DATASHEET completa do TCRT5000, verifique você mesmo se deseja que o diodo emissor passe de 1,25 a 1,50 V com corrente contínua, isso será válido para seus cálculos.
Saudações.

1 Like

Olá, obrigado pela resposta rápida.

Acabei de perceber, após reler o datasheet (sim, eu estava usando exatamente esse que você mandou) que eu não interpretei as informações corretamente.

Bom, eu irei deixar aqui a minha nova interpretação, porque eu posso ter errado novamente ou talvez alguém passe por algo semelhante no futuro:

Começando pela tensão, quando prestamos atenção e lemos o documento decentemente, vemos claramente que ela não é de 5 V, mas sim, tipicamente de 1,25 V e no máximo de 1,5 V, conforme a figura abaixo.
e

Depois, ao lermos mais atentamente vemos os parâmetros do sensor em si, em quesito de teste em determinadas condições, em que podemos encontrar uma corrente do diodo de 10 mA.

(Só posso inserir uma imagem, mas está na página 3 do documento, na primeira tabela da página).

Por fim, utilizando-se da Primeira Lei de Ohm sabemos que a tensão do resistor, que deverá ser posto já que vou alimentar o fototransistor com 5v, é a tensão da fonte menos a tensão do componente, e como eles estarão em série, terão a mesma corrente, logo:
VR = V - VL --> VR = 5 - 1,5 --> VR = 3,5

R = VR/I --> R = 3,5/0,01 --> R = 350 R

Caramba, me senti besta agora kkkkk.

Enfim, muito obrigado pela atenção e desculpe ter tomado o seu tempo com isso.

Olá,

Como já indicaste, esse componente tem dois componentes internos, o emissor e o detector. O datasheet tem as especificações para cada um. Parece-me que estás a usar parâmetros de um componente (do detector) para calcular a resistência para o outro (emissor).

Vou referir-me apenas ao emissor, o LED.

Como já mostraste, na tabela com as características básicas do emissor, é indicado a tensão directa (Forward voltage, Vf) de 1.25 V. Também é indicado que esse valor é para uma corrente directa (Forward current, If) do LED de 60 mA.

Então se a tensão de alimentação é de 5 V, para obter a corrente máxima do emissor de 60 mA:

V = RI, (Vcc-VLed) = RI, (5 - 1.25) = R * 0.06, ou seja, R = 62.5 Ohm.

O valor standard mais próximo acima de 62.5 é 68 Ohm. Com R = 68 Ohm, I = (5-1.25) / 68 = 55 mA.

Com R = 330 Ohm, supondo que a queda no LED continua a ser 1.25 V, a corrente no emissor fica I = (5-1.25) / 330 = 11 mA.

Geralmente não é boa ideia usar os componentes com correntes próximas do máximo absoluto. Então esses 11 mA (com R = 330) podem ser suficientes para o componente funcionar. Como nunca usei esse componente, não sei. É uma questão de testar e verificar se com 11 mA o circuito funciona como pretendido. Se não funcionar é diminuir um pouco a resistência, tentando não chegar perto de R < 68 Ohm.

1 Like

Você não levou em consideração que esses volts estão em 60mA, ao fornecer apenas 10mA com certeza vai brilhar menos e alterar os parâmetros do receptor, enfim, você terá menos sensibilidade.
Você deve fornecer 60 mA e como a porta arduino não os suporta, você terá que colocar um transistor entre eles.
Saudações

1 Like

Olá, boa noite.

Realmente, estava na tabela que com If = 60 mA a tensão é de 1,25 V e no máximo 1,5. A tabela que está na página 3 e eu me referi, mostra em outra situação, faz sentido...

Enfim, em relação à resistência de 330 ela funciona perfeitamente bem sim, e em todos os sites que entrei indicavam essa também.

Bom, obrigado pela resposta e pela correção, agora sim está realmente certo.

Sim realmente, considerei como sendo certo só pelo fato de ter chegado aos 330 que queria. Enfim, obrigado novamente pela resposta.

This topic was automatically closed 120 days after the last reply. New replies are no longer allowed.