Olá Pessoal.
Estou fazendo um projeto com o arduino standalone. Surgiu a necessidade de comprar outro microcontrolador ATMEGA328P-PU. Mas quando eu coloco ele para programar dá erro. O que preciso fazer para funcionar?
Obrigado
Qual é o circuito que está a utilizar?
Não é possível programar o microcontrolador directamente através do IDE com cabo USB se o microcontrolador não tiver o bootloader carregado. Já carregou o bootloader?
Como está a comunicar com o microcontrolador? Tem alguma plaquinha para fazer a conversão de USB para o microcontrolador?
Eu uso o kit do arduino Uno para programar:
Eu não fiz absolutamente nada com o novo chip. Apenas comprei em uma loja de eletrônica, coloquei na placa e tentei programar. Só que não funciona. Dei uma procurada na internet e não achei nada claro sobre o que tem que fazer. Só entendi que não se pode apenas comprar o chip e programar diretamente sobre ele sem fazer algo antes. Mas não sei o que tem que fazer.
luisilva:
(...)
Não é possível programar o microcontrolador directamente através do IDE com cabo USB se o microcontrolador não tiver o bootloader carregado. Já carregou o bootloader?
(...)
As outras questões não fazem sentido uma vez que se está a utilizar uma placa do Arduino. Um chip que vem numa placa do Arduino, já traz o bootloader programado, um chip "normal" que é comprado sem se com a placa não traz o bootloader programado. É necessário programar o bootloader para que o IDE possa "comunicar" com o chip.
luisilva:
luisilva:
(...)
(...)As outras questões não fazem sentido uma vez que se está a utilizar uma placa do Arduino. Um chip que vem numa placa do Arduino, já traz o bootloader programado, um chip "normal" que é comprado sem se com a placa não traz o bootloader programado. É necessário programar o bootloader para que o IDE possa "comunicar" com o chip.
Entendi. Pode me explicar como se faz isso ou me indicar um tutorial?
Para isto precisa de ter 2 placas Arduino a funcionar. Uma com o chip Arduino "verdadeiro" e a outra com o chip no qual quer programar o bootloader. Este é o método mais simples e barato. Pode fazer isto também comprando um equipamento para programar chips (normalmente chamado de programador de EEPROM's) ou ainda comprar um cabo ATMEL ICSP e liga-lo ao header que tem na placa do Arduino com esse nome.
Olá Luisilva,
Muito obrigado pelas suas informações. Eu sabia que tinha que fazer alguma coisa mas não sabia que esta coisa se chamava gravação de bootloader.
Eu achei um tutorial onde ele cria a segunda placa do arduino e por sorte, eu tenho os componentes necessários.
http://www.seriallink.com.br/lab/Arduino/Gravando_Bootloader_Usando_Arduino_Como_ISP.html
Muito obrigado e abraços.
Sim, é necessário pelo menos um cristal, dois condensadores e o circuito para o reset do chip. Não sei se é muito boa ideia fazer isso numa breadboard, mas por tentar não se perde nada.
Boa sorte.
Eu já fiz isso com vários chips em breadboard... não se perde nada e, à parte do circuito porta-série-USB, não é muito diferente.
Eu fiz conforme o tutorial que passei e funcionou. O único problema do tutorial é que no vídeo ele não colocou os capacitores do cristal.
Abraços e obrigado