Robô Quadrupede - Bateria X Servos

Olá pessoal, como vai?

Estou novamente precisando da ajuda de vocês.

Criei um robô quadrupede com um Arduino Uno, uma Shield DFRduino I/O Expansion V5.0 e 8 Servos HEXTRONIK HX5010.

Ao usar uma bateria de 9V para alimentar os servos, a bateria já não aguenta nem 30 segundos de uso...

Creio que devo usar baterias de LiPo para meu robô... Alguém tem experiência no uso de baterias LiPo? O que devo fazer?

Fico no aguardo!!

abraço povo

1 Like

O quanto de corrente consome o teu robô a cada etapa de passo? As baterias de 9V realmente possuem baixa corrente paa alimentar tantos servos.

Eu uso baterias de li-íon 18650 (iguais às usadas nas baterias de notebooks), mas Li-Ion exigem certos cuidados como não causar curto, carga máxima e mínima, corrente máxima e temperatura, mas se corretamente utilizadas, são seguras.

Eu monitoro a tensão e temperatura nos meu bots (duas portas analógicas sempre comprometidas rs).

Também existem packs usados em auto e aeromodelismo, que garantem certa segurança.

Se você não se sentir seguro com as de Li-Ion, você ainda pode usar baterias de níquel cadmio, por exemplo tamanho AA em paralelo, assim elas fornecerão maior corrente, mas é necessário ver o torque dos teus servos e o peso das baterias =S.

Não sei se você se atentou à parte do movimento das pernas, pois se movimentar apenas uma por vez (3 servos, e um de por vez) no programa, você pode reduzir um pouco o consumo de energia e a duração.

1 Like

Entendi....

Vou procurar baterias de LiPo... creio que seja uma boa para este tipo de robô.

Meu robô possui quatro patas, e cada pata possui apenas dois servos.

Vou tirar apresentar este bebê no meu tcc, então tenho que correr para fazer funcionar...

agora, caso eu use uma bateria Turnigy Lipo 1300mah 3s1p 30c... o plugue conector funciona como??

Fico no aguardo!!

Abraço!

Quando a 1300mAh, é necessário fazer as contas do consumo do te robô, mas maior capacidade pode ser interessante se desejas que o teu robô tenha maior autonomia.

Você fala sobre os dois conectores? Se for, o conector com dois é o de fornecimento (descarga), que você vai ligar no teu BOT/Arduino, o outro conector, com 4 fios, é para o carregador (possui 4 fios para que o carregador possa balancear as células, se medir a tensão em cada pino verás algo entre 3 e 4,2 volts). O plug para ligar ao robô você pode comprar em qualquer loja de modelismo. Inclusive, acho legal você passar em uma loja e trocar umas idéias com o vendedor, ver a bateria e o carregador, se der sorte conversas com um cara que manja bastante. :wink:

1 Like

Sabe me dizer o nome do plug que macho que alimenta a fonte do arduino?

1 Like

olá.
Já tentou ir em loja de componentes eletrônico?
Lá vc vai testando. e na pior da hipoteses, compra aquelas fontes de universais(notebook, ou não), que tem varios conectores.
Tem fotos do seu projeto?

boa tarde.

1 Like

Olá Zurg,

Eu passei em lojas e descobri algumas características das baterias que são importantes, mas o que quero entender é como calcular o consumo/h de um servo x horas de uso com a placa...
Não sei se deixei claro, mas é neste caminho.

Sim, tenho fotos, mas não neste pc. Irei repostar as fotos assim que chegar em minha casa... rsrs

Abraço, vlw pela atenção.

1 Like

GSCANDELARI:
(...)mas o que quero entender é como calcular o consumo/h de um servo x horas de uso com a placa...(...)

Nos datasheets encontramos informações sobre o consumo dos componentes, esse é o primeiro ponto a verificar.

Dependendo da utilização um motor pode consumir mais ou menos, por exemplo, se é exigido mais torque do motor ele tende a consumir mais (nunca trave o motor, pois isso fará com que a corrente passe direto podendo danificar os componentes).

Na prática, podes usar um amperímetro com o robô em funcionamento para ter uma medição "mais real" diante da utilização.

E ainda assim, pegue uma bateria com capacidade confiável, use o robô até que a bateria chegue no limite, compare a capacidade da Bateria (mAh) com o tempo de utilização e terás outra referência para o consumo, tira a média e use como referência.

Eu faço assim ^^, não sei se tem forma melhor

GSCANDELARI:
Olá Zurg,

Eu passei em lojas e descobri algumas características das baterias que são importantes, mas o que quero entender é como calcular o consumo/h de um servo x horas de uso com a placa...
Não sei se deixei claro, mas é neste caminho.

Sim, tenho fotos, mas não neste pc. Irei repostar as fotos assim que chegar em minha casa... rsrs

Abraço, vlw pela atenção.

se vc vai usar so servos e arduino..
uma bateria litio 11.1v 800mah é suficiente.
com uma dessas no meu aeromodelo planador voava 2 meses..
aos fins de semana..
pode até usar uma de 7.2v que fica mais leve ainda. A de 11.1v tem 3 células, e a de 7.2, tem 2 células.
e ja nos aeomodelos com motores costumo usar uma de 1800mah, pra poder voar bastante tempo..
o motor consome na média de 15A, e conseguia fazer voos de meia hora..

uma coisa a ser levada em consideração é a CAPACIDADE DE DESCARGA da bateria.
porque uma bateria de 9v comum é pior para motores que uma uma lipo de 7.2v?
Simples, a capacidade de descarga.
quando você compra um lipo, ela tera uma nas suas caracteristicas:
ex: 7,2v 1800 mAh 20C
7,2 é a voltagem nominal da bateria.
1800 mAh a capacidade da bateria(se seu circuito consumir 1800mah ele pode funcionar por uma hora)
20C é a capacidade de descarga maxima da bateria em relacão a capacidade nominal.
e em A?
simples, só multiplicar : 1800*20= 36000mah ou 36A ]:slight_smile:
então essa bateria pode fornecer uma corrente de até 36A, mas claro que se seu circuito consumir isso tudo a bateria duraria aulgumas dezenas segundos.. ]:smiley:
e como eu calculo que bateria usar?
ai vai uma receitinha(mas lembre.. mundo ideal);
no caso um motor..
Corrente máxima: 40A
Tensão: 11.1V

faz o seguinte calculo:
soma 30% da corrente máxima do motor: 40A * 30% = 12A
12A + 40A = 52A

se quiser uma bateria com descarga continua de 25C é só dividir: 52A / 25C = 2,08 A
Eu pego esses 2,08 e multiplico por 1000:(para ter o resultado um mah)
2,08 Ah * 1000 = 2080 mAh
se quiser com uma descarga de 10C: 52A/10C = 5,2A
ou 5200mAh.

não sei se era o que queria..
qualquer coisa só da um aló.