O quanto de corrente consome o teu robô a cada etapa de passo? As baterias de 9V realmente possuem baixa corrente paa alimentar tantos servos.
Eu uso baterias de li-íon 18650 (iguais às usadas nas baterias de notebooks), mas Li-Ion exigem certos cuidados como não causar curto, carga máxima e mínima, corrente máxima e temperatura, mas se corretamente utilizadas, são seguras.
Eu monitoro a tensão e temperatura nos meu bots (duas portas analógicas sempre comprometidas rs).
Também existem packs usados em auto e aeromodelismo, que garantem certa segurança.
Se você não se sentir seguro com as de Li-Ion, você ainda pode usar baterias de níquel cadmio, por exemplo tamanho AA em paralelo, assim elas fornecerão maior corrente, mas é necessário ver o torque dos teus servos e o peso das baterias =S.
Não sei se você se atentou à parte do movimento das pernas, pois se movimentar apenas uma por vez (3 servos, e um de por vez) no programa, você pode reduzir um pouco o consumo de energia e a duração.
Quando a 1300mAh, é necessário fazer as contas do consumo do te robô, mas maior capacidade pode ser interessante se desejas que o teu robô tenha maior autonomia.
Você fala sobre os dois conectores? Se for, o conector com dois é o de fornecimento (descarga), que você vai ligar no teu BOT/Arduino, o outro conector, com 4 fios, é para o carregador (possui 4 fios para que o carregador possa balancear as células, se medir a tensão em cada pino verás algo entre 3 e 4,2 volts). O plug para ligar ao robô você pode comprar em qualquer loja de modelismo. Inclusive, acho legal você passar em uma loja e trocar umas idéias com o vendedor, ver a bateria e o carregador, se der sorte conversas com um cara que manja bastante.
olá.
Já tentou ir em loja de componentes eletrônico?
Lá vc vai testando. e na pior da hipoteses, compra aquelas fontes de universais(notebook, ou não), que tem varios conectores.
Tem fotos do seu projeto?
Eu passei em lojas e descobri algumas características das baterias que são importantes, mas o que quero entender é como calcular o consumo/h de um servo x horas de uso com a placa...
Não sei se deixei claro, mas é neste caminho.
Sim, tenho fotos, mas não neste pc. Irei repostar as fotos assim que chegar em minha casa... rsrs
GSCANDELARI:
(...)mas o que quero entender é como calcular o consumo/h de um servo x horas de uso com a placa...(...)
Nos datasheets encontramos informações sobre o consumo dos componentes, esse é o primeiro ponto a verificar.
Dependendo da utilização um motor pode consumir mais ou menos, por exemplo, se é exigido mais torque do motor ele tende a consumir mais (nunca trave o motor, pois isso fará com que a corrente passe direto podendo danificar os componentes).
Na prática, podes usar um amperímetro com o robô em funcionamento para ter uma medição "mais real" diante da utilização.
E ainda assim, pegue uma bateria com capacidade confiável, use o robô até que a bateria chegue no limite, compare a capacidade da Bateria (mAh) com o tempo de utilização e terás outra referência para o consumo, tira a média e use como referência.
Eu passei em lojas e descobri algumas características das baterias que são importantes, mas o que quero entender é como calcular o consumo/h de um servo x horas de uso com a placa...
Não sei se deixei claro, mas é neste caminho.
Sim, tenho fotos, mas não neste pc. Irei repostar as fotos assim que chegar em minha casa... rsrs
Abraço, vlw pela atenção.
se vc vai usar so servos e arduino..
uma bateria litio 11.1v 800mah é suficiente.
com uma dessas no meu aeromodelo planador voava 2 meses..
aos fins de semana..
pode até usar uma de 7.2v que fica mais leve ainda. A de 11.1v tem 3 células, e a de 7.2, tem 2 células.
e ja nos aeomodelos com motores costumo usar uma de 1800mah, pra poder voar bastante tempo..
o motor consome na média de 15A, e conseguia fazer voos de meia hora..
uma coisa a ser levada em consideração é a CAPACIDADE DE DESCARGA da bateria.
porque uma bateria de 9v comum é pior para motores que uma uma lipo de 7.2v?
Simples, a capacidade de descarga.
quando você compra um lipo, ela tera uma nas suas caracteristicas:
ex: 7,2v 1800 mAh 20C
7,2 é a voltagem nominal da bateria.
1800 mAh a capacidade da bateria(se seu circuito consumir 1800mah ele pode funcionar por uma hora)
20C é a capacidade de descarga maxima da bateria em relacão a capacidade nominal.
e em A?
simples, só multiplicar : 1800*20= 36000mah ou 36A ]
então essa bateria pode fornecer uma corrente de até 36A, mas claro que se seu circuito consumir isso tudo a bateria duraria aulgumas dezenas segundos.. ]
e como eu calculo que bateria usar?
ai vai uma receitinha(mas lembre.. mundo ideal);
no caso um motor..
Corrente máxima: 40A
Tensão: 11.1V
faz o seguinte calculo:
soma 30% da corrente máxima do motor: 40A * 30% = 12A
12A + 40A = 52A
se quiser uma bateria com descarga continua de 25C é só dividir: 52A / 25C = 2,08 A
Eu pego esses 2,08 e multiplico por 1000:(para ter o resultado um mah)
2,08 Ah * 1000 = 2080 mAh
se quiser com uma descarga de 10C: 52A/10C = 5,2A
ou 5200mAh.
não sei se era o que queria..
qualquer coisa só da um aló.