Eu queria um sensor angular de posição de 360°, ja pensei em um potênciomentro, so que eles so medem 270° e quando é de 360° de voltas infinitas ele é muito caro.
Eu quero um sensor que não tenha fim de curso, os potênciometro de 10 voltas que tb não me atende, pois depois das 10 voltas ele tem o fim de curso.
Preciso um que pede de 0° a 360° mais preciso possivel, e lembrando q eu preciso de um que por exemplo:
Eu esteja na posição 350° e eu possa ir para a posição de 10° sem precisar voltar do 350° até 10° e sim seguir do 350° até 10° passando pelo caminho mais curto, ou seja, 350°, 351°, 352°, 353°......359,360°,01°,02°....08°,09°,10°.
Alguem tem alguma ideia do que eu posso usar?
abrasss
Comprei alguns, ainda não os tenho em mãos, mas entendi que eles funcionam da seguinte forma: a cada x graus rotaticionados, é dado um click, como se fosse apertado um botão. Ele gira para os dois lados, então atenderia o que você deseja. Só vai ter que ver qual a precisão que você deseja.
O encoder rotativo é uma opcão, e a mais barata também, porém precisarias de criar um fim de curso virtual (ou seja, não parava o eixo mas indicava ao controlador que o eixo estava numa dada posicão) para saberes que a tua medida estava correcta.
Outra hipótese é procurares por um encoder absoluto em código Gray (ou Grey) e esse sim dar-te á o angulo específico sempre... o problema é que para uma precisão elevada precisas de várias portas do microcontrolador e o encoder em si, será caro.
O encoder que o LegendBR indicou pode não servir para o que pretendes, se quiseres, por exemplo, fazer um indicador da direccão do vento esse encoder é muito perro para te dar uma indicacão correcta. Esse também tem um bouncing incrível... é muito dificil de fazer algo bom com ele sem imenso trabalho em código.