Boa tarde malta,
Por curiosidade gostava de fazer mover alguns servos através de um sensor de cor (TS3200), em que sempre que ele deteta determinadas cores, cada servo tem um comportamento especifico. Alguém me consegue dar umas luzes de como fazer isso? Ou mesmo até um código com essa função?
Obrigado
Pedro Santos 
O primeiro resultado de uma pesquisa no Google por "TS3200 Arduino" é o seguinte:
Já agora o Google corrige os termos da pesquisa para: "TCS3200 Arduino", não sei se de forma acertada se não.
Este link fornece informações básicas sobre o funcionamento do sensor e um sketch com um exemplo de utilização.
luisilva:
O primeiro resultado de uma pesquisa no Google por "TS3200 Arduino" é o seguinte:
Arduino Color Sensing Tutorial - TCS230 TCS3200 Color Sensor - How To Mechatronics
Já agora o Google corrige os termos da pesquisa para: "TCS3200 Arduino", não sei se de forma acertada se não.
Este link fornece informações básicas sobre o funcionamento do sensor e um sketch com um exemplo de utilização.
Sim, é esse mesmo, o TCS3200. Não tem conhecimentos à cerca deste sensor e da sua aplicabilidade?
pedro_santos:
Sim, é esse mesmo, o TCS3200. Não tem conhecimentos à cerca deste sensor e da sua aplicabilidade?
Não, nunca trabalhei com esse tipo de sensores, por isso não conheço as suas capacidades. A internet está cheia de informação, estude e quando tiver dúvidas mais concretas deixe-as aqui, talvez seja mais fácil dessa forma encontrar respostas.
Aqui ninguém vai fazer o trabalho por si, a ideia destes sítios é ajudar a resolver problemas que aparecem durante os projectos, não fazer projectos completos.
luisilva:
Não, nunca trabalhei com esse tipo de sensores, por isso não conheço as suas capacidades. A internet está cheia de informação, estude e quando tiver dúvidas mais concretas deixe-as aqui, talvez seja mais fácil dessa forma encontrar respostas.
Aqui ninguém vai fazer o trabalho por si, a ideia destes sítios é ajudar a resolver problemas que aparecem durante os projectos, não fazer projectos completos.
Muito obrigado pela resposta, mas em momento algum pedi que alguém me realizasse um projeto completo e a minha dúvida é se alguém sabe como fazer movimentar servos através de um sensor de cor, portanto penso até que seja uma dúvida bastante concreta.
Mais uma vez obrigado pela resposta.
Pedro Santos
pedro_santos:
Muito obrigado pela resposta, mas em momento algum pedi que alguém me realizasse um projeto completo e a minha dúvida é se alguém sabe como fazer movimentar servos através de um sensor de cor, portanto penso até que seja uma dúvida bastante concreta.
Mais uma vez obrigado pela resposta.
Pedro Santos
A mim parece-me que essa aplicação é muito específica e num fórum em Português (como muito menos alcance que um em inglês) arranjar alguém que tenha exactamente essa função implementada e que esteja disposto a partilhar isso publicamente deve ter a mesma probabilidade que ganhar a lotaria. Sendo assim pedir "código com essa função" a mim parece-me pedir que alguém faça por si isso.
Se quer tentar fazer, deve pegar no exemplo da página que foi partilhada (ou outro que encontre e ache interessante) e fazer testes. Depois de ter isso a funcionar deve pegar num exemplo que mova servos (tem alguns no IDE do Arduino) e testar esse exemplo independentemente da detecção de cores (um sketch que apenas mova o servo, seja accionado através de um botão, ou através de porta série ou até por tempo).
Depois de ter os dois exemplos a funcionar independentemente, deve fazer as alterações necessárias para poder juntar os dois num só sketch. Em qualquer um dos passos se tiver necessidade de ajuda pode vir solicitá-la, mas tem que apresentar algum trabalho feito.
pedro_santos:
mas em momento algum pedi que alguém me realizasse um projeto completo
pedro_santos:
Ou mesmo até um código com essa função?
Se calhar sou eu que deixei de entender Português...
Tenta entender como o sensor funciona, eu tenho um porém nunca usei, além do google o youtube ajuda bastante. Para mover os servos com a detecção de uma cor específica você terá de usar estruturas de decisão de maneira que o sensor detecte tal cor e dessa condição mova o motor como você quer. É mais ou menos por ai.
Continue tentando, em um fórum tem gente que sabe mais e gente sabe menos e tem gente que posta umas coisas sem necessidade, despreze isso.
O que luís escreveu deu um rumo bem definido, você realmente precisa entender como o sensor interagi com ambiente e descobrir como ele mostra esse resultado para você, através disso que é possível a manipulação do atuador (motor) da maneira desejada .Não se acanhe em tirar suas dúvidas, é trabalhoso no início mas o resultado é recompensador.