Sensor de cor

Boa noite galera, estou desenvolvendo um projeto no qual irá utilizar um sensor de cor. No momento, estou utilizando o sensor TCS3200 como base. Porem esse projeto possivelmente terá uma aplicação industrial, e imagino que este sensor possa não ser uma boa escolha para indústria. Gostaria de perguntar se alguém conhece algum sensor de cor que tenha boa aplicação industrial, pois até agora não consegui achar nada, ou então se esse TCS3200 aguentaria a rotina do dia a dia. Desde já agradeço a colaboração!

Put the sensor and Arduino inside a box with a transparent lid.

Are you looking for something with a 4-20mA or Modbus interface?

4-20mA, because I think of something simpler and cheaper.

Olá.
Eu recomendaria o tcs34725, que é muito mais fácil por ser I2C e por ser muito menor. Pelo menos pra mim ele é muito melhor na captura da cor. Eu também utilizaria a tecnica do mikb55 e colocaria ele dentro de uma caixa plastica transparente.

Pelo que o pessoal me falou sobre esse sensor ai Brunobicca, ele não seria o ideal para industria, esse que tenho acredito que também não, porém no momento é o que tenho para realizar as simulações. A respeito do case transparente, acredito que para o sensor deveria ser transparente somente na parte do sensor(de baixo), e ao redor fechado, de modo que a luz externa não cause variações de leitura, pois uma simples sombra pode alterar a leitura. Então estaria procurando algo mais robusto, que não tivesse problema de usar de modo intenso, tipo, 365 dias, só desliga a noite. Ou se esse modelo ai aguenta essa pancada.

O case poderia somente ser furado para o sensor ficar exposto.

Realmente a luz externa influencia na leitura dos valores, por isso o ideal é usar uma iluminação adequada para que o sensor não seja influenciada por outros tipos de luzes (sol, reflexos, etc). Porém a maioria dos sensores de cor terão o mesmo problema pois a maioria faz uma captura de imagem para determinar o RGB.

Uma ideia boa seria utilizar uma webcam com opencv para ter algo com mais confiabilidade talvez. Isso irá depender do tamanho do seu projeto.

Este sensor TCS3200 tem 4 leds na placa, eles ajudam na iluminação, porem para cada ambiente deverá ser calibrado diferente, de acordo com a necessidade. A cor que me interessa no momento seria o amarelo, e talvez o azul, o problema é que esses tipos de sensores tem uma distancia máxima de funcionamento, que é bem inferior da qual necessito. Se for alem dessa faixa, ele passa a detectar outras cores, pois a escala do RGB irá coincidir uma com a outra para certas cores, exp, vamos dizer que o amarelo é reconhecido em R(30), G(50) e B(100), isso para condições perfeitas em que a distancia entre o sensor e o objeto é respeitada. Se a distancia de detectação for aumentada, os valores irão mudar, e essa nova escala acaba interferindo em outras, que podem ser da cor vermelha, laranja, verde, etc. Já andei pesquisando algo a respeito sobre a webcam, neste caso foi a Pixy, que faz o reconhecimento por video de objetos na qual podemos até medir seu tamanho, porem tem pouca informação sobre sua programação, o que acaba acarretando em muita dúvida sobre seu funcionamento e sua vida útil.

Realmente a distancia entre o objeto e o sensor de cor é um desafio grande, pois a escala de cor muda se for alterada a distancia (mesmo que sejam milimetros). Eu sei disso porque desenvolvo robôs seguidores de linha com meus alunos.

Ja andei procurando uma Pixy Cam pra comprar, tenho vontade de aprender um pouco mais sobre ela. Tem outros modelos de camera, como o Esp32-Cam, que é um modelo barato e bem funcional.