Olá a Todos.
Preciso verificar a corrente em motor AC, a corrente nominal dele é de 74A, mas na partida ele chega a puxar 150A.
Será que com esse sensor de 100A é o limite que ele lê ou será que pode estragar o sensor se for submetido a ler uma corrente superior a essa?
Sim, num motor trifásico, no arranque, a corrente é muito superior à nomina (não me recordo se 3x se raizq(3)x superior).
Depende do sensor, mas na minha opinião, deveria utilizar outro sensor.
Porque nao verificar no datasheet do sensor?
Em todo o caso também não acho boa ideia ter o componente sobre esse stress inicial, mas podes confirmar isso no datasheet do fabricante.
Que tipo de sensor?
bubulindo:
Que tipo de sensor?
Os sensores não invasivos, aqueles que você coloca em volta do fio.
Procurei nos datasheets, mas não diz nada sobre isso
http://itead-europe.com/pm/elecronic%20Components/sensor/non-invasive%20ac%20current%20sensor%20sct-013(30a%20max)/2009511142810295.gif
Será que com esse sensor de 100A é o limite que ele lê ou será que pode estragar o sensor se for submetido a ler uma corrente superior a essa?
Olhando para o link que passas-te da pra ver que ele é constituído por uma bobine que mediante a corrente que passa dentro cabo que a bobine envolve este ira induzir uma tensão á bobine e por sua vez surgir uma tensão proporcional nos terminais da bobine.Assim sendo se ultrapassares a corrente que medes não ira destruir o sensor, ira sim induzir mais tensão e ai sim tens de garantir que o que vai ler essa tensão tolera esse valor.
Eu imagino que seja algo do tipo, apenas a tensão será superior, mas os datasheets são muito pouco detalhados.
Como pretendo ler com um AVR, vou colocar um diodo zenner de 5.1V para proteger a entrada analógica que fará a leitura.
Um condensador talvez ajude um pouco mais a absorver esse pico.