Sensor de Corrente em Arduino

Boa Tarde Pessoal.

Estarei me movendo no meio do ano para um apartamento, e tenho a intenção de fazer um controle automático nas luzes. Quero fazer isso com um tablet fixado ao lado da porta de entrada funcionando como interface de interruptor geral.
Porém, tenho um pequeno problema com isso: Detectar se a luz está acessa ou apagada, devido os interruptores convencionais não serem adaptados com nenhum tipo de optoacoplador (não desejo implementá-los)

Então, pensei no seguinte esquema:

Colocar o meu relé que será controlado pelo arduino na ponta diretamente ligada a lâmpada (Ou seja, se houver dois interruptores convencionais, terei que trocar um, que é o diretamente ligado à lâmpada, por um intermediário).

Observe que quando a lâmpada está ligada, existe uma fase no terminal comum do relé, e quando está apagada, não há mais esta fase no terminal comum do relé, e aí é que vem minha ideia/dúvida:

Como utilizar essa fase que hora está, hora não está ligada ao comum do relé para identificar o status da lâmpada? Digo, há algum sensor para arduino, ou módulo relé que já vêm com esse sensor para indicar que há fase?
Se sim, posso usar isso para indicar o status da luz e assim, ver o que está aceso no meu interruptor central (tablet)

Outra ideia, porém mais gambiarra, seria colocar um sensor LDR em cada lâmpada...

Agradeço desde já. Qualquer dúvida basta comentar.

Abraço!

Não percebi a parte do optoacoplador, mas penso que a resposta mais simples será por aí. Esse tema está discutido aqui e penso que será o mais fiável e menos perigoso. Também há um link para um sensor de corrente caso queira.

Uma forma de fazeres isso é sondares a corrente do fio que esta a ir a lâmpada depois de tudo os comandos(reles ou os botões da parede) de forma a saberes se a lâmpada esta ligada ou não.Se colocares esse sensor de corrente junto ao teu rele só tens de fazer passar o fio comum no sensor de corrente. Eu já fiz isso com um sensor de corrente ACS712 da allegro enviando o estado do sensor via MQTT para o controlo.Ja agora que estas a pensar fazer isso passa os olhos nisto

Penso em utilizar um desses

http://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-10PCS-LOT-Hall-Current-Sensor-Module-ACS712-5A-20A-30A-model/1901080713.html?spm=2114.02020208.3.55.8Im2Vr&ws_ab_test=searchweb201556_9,searchweb201644_2_10001_10002_10005_10006_10003_10004_62,searchweb201560_6,searchweb1451318400_6150

Porém, como a maioria dos interruptores serão LEDS, penso em utilizar um de menor corrente (mais preciso)

http://pt.aliexpress.com/item/Hot-Sale-New-5A-Range-ACS712-Current-Sensor-Module/32347747831.html?spm=2114.02020208.3.10.lZvdhC&ws_ab_test=searchweb201556_9,searchweb201644_2_10001_10002_10005_10006_10003_10004_62,searchweb201560_6,searchweb1451318400_6150

E este foi um dos menores que encontrei.
Quanto a disposição disto, pretendo montar uma mega placa e deixar sob o teto rebaixado, e de lá, puxar todos os fios para as lâmpadas.

Se vais ligar lampadas de baixo consumo(Led's) muito provavelmente ate mesmo que arranjes um sensor com uma boa resolução, vais ter de usar ampops para amplificar esse sinal de modo a teres uma variação mensurável no arduino.No meu caso consegui detectar o estado de uma lampada de 17W usando um ampop configurado em modo amplificador diferencial(para remover o offset de 2.5V da saida do sensor)

Pessoal, vi o datasheet deste sensor de 5A (ACS712 5A faixa ACS712T ACS712-5A)

Ele consegue medir no mínimo 3mA, ou seja, acho que será compatível com as lâmpadas leds.
O que acham? Infelizmente a alta do dólar vai me custar 150,00 para comprar 20 unidades dele.

Ele consegue medir no mínimo 3mA, ou seja, acho que será compatível com as lâmpadas leds.

Onde encontraste esser valor?
Se esse valor estiver correcto( nao o verifiquei) quer dizer que a tensao provocada na saida será de 2.5V + 0,000555 V e o teu ADC nao vai sequer aperceber-se desta variação.
O sensor de 5A tem uma sensiblidade de 185mV/A logo em teoria cada miliampere vale 185 microVolts.Tem de amplificar esse valor para que o possas medir no adc
Vê na pagina 12 do datasheet o circuito com o amplificador pois a tua soluçao passa por lá.

Nesse meio tempo resolvi utilizar o PC817. Utilizarei da própria rede para alimentar um resistor cuja a queda de tensão seja de 5V AC, e tratá-la com ponte de diodos e alimentar o PC817 e usá-lo no arduino, indicando ou não, corrente.