Sensor de Tempo programavel - duvida

Ola Pessoal

estou para montar um projeto onde um tranca solenoide é acionado 8 em 8 horas tem algum sensor que se programe para acionar a cada 8 horas sem ser que fique programando as horas do relogio tipo 8h depois 16h e 24h?

os que achei são de contagem regressiva mais não serve

at

coloca um delay (28800000)

Pode utilizar um RTC. Há alguns com barramento I2C que são bastante baratos.

felipejose8:
coloca um delay (28800000)

Isto é a coisa mais idiota que alguma vez li... tudo bem que queiras ajudar, mas por favor, pensa antes de escreveres.

O ideal é fazer o que o luisilva mencionou, pois até se houver uma queda de energia, não irá interferir na contagem, pois se você manter a contagem de tempo no arduino, se houver uma queda, mesmo que rápida, irá alterar a contagem.

bubulindo:
Isto é a coisa mais idiota que alguma vez li... tudo bem que queiras ajudar, mas por favor, pensa antes de escreveres.

Boa noite, Vossa Senhoria Suprema da Sabedoria, não sei porquê usou a palavra de calão para se referi à mim. Não lembro de ter feito isso com V.S.ª para ter essa liberdade.
Seria conveniente entender a ignorância de uns comparado ao seu supremo saber que talvez que tenha destruído sua humildade, se é entende o que significa isso, e explicar de uma forma compreensível qual o problema da minha sugestão mas de uma maneira que me ajudasse e possivelmente ajudasse o autor do tópico a solucionar seu problema.
Seu comentário não contribui para o tópico.

Antes de mais a minha sabedoria é baseada em experiência e mestrado na área... Eu não te insultei a ti directamente, comentei a qualidade da sugestão e mantenho a minha opinião sobre a mesma.

Em vez de ter de ser eu a explicar a ti, já pensaste em pesquisar porque é que a tua sugestão é idiota? Afinal de contas quem tem a ganhar aqui, és tu... não sou eu.

Eu até estaria disposto a ajudar se perguntasses correctamente, mas como pareces estar incomodado com o meu conhecimento, prefiro não deitar mais achas para a fogueira.

Fica bem e aprende a aceitar criticas, particularmente em áreas sobre as quais não sabes muito.

felipejose8:
Boa noite, Vossa Senhoria Suprema da Sabedoria, não sei porquê usou a palavra de calão para se referi à mim. Não lembro de ter feito isso com V.S.ª para ter essa liberdade.
Seria conveniente entender a ignorância de uns comparado ao seu supremo saber que talvez que tenha destruído sua humildade, se é entende o que significa isso, e explicar de uma forma compreensível qual o problema da minha sugestão mas de uma maneira que me ajudasse e possivelmente ajudasse o autor do tópico a solucionar seu problema.

Vá estudar felipejose8! Comece por aprender a escrever em Português, depois pode passar para a electrónica. Um pouco de educação também não lhe faria mal. (e sim, também sou mal criado, mas não fui eu que comecei)

Quanto a isto:

felipejose8:
(...)

na minha opinião, também nenhum dos seus até a momento o fez.

O bubulindo tem razão e não foi malcriado (como o foi este seu comentário). Eu pensei exactamente o mesmo, apenas não o escrevi.

Se não reconhece os seus erros e continua com esta arrogância nunca irá aprender.

Boa continuação.

bubulindo:
Antes de mais a minha sabedoria é baseada em experiência e mestrado na área... Eu não te insultei a ti directamente, comentei a qualidade da sugestão e mantenho a minha opinião sobre a mesma.

Em vez de ter de ser eu a explicar a ti, já pensaste em pesquisar porque é que a tua sugestão é idiota? Afinal de contas quem tem a ganhar aqui, és tu... não sou eu.

Eu até estaria disposto a ajudar se perguntasses correctamente, mas como pareces estar incomodado com o meu conhecimento, prefiro não deitar mais achas para a fogueira.

Fica bem e aprende a aceitar criticas, particularmente em áreas sobre as quais não sabes muito.

Seu conhecimento não me incomoda, e nem sei de onde você concluiu isso , foi a forma como você falou que foi desnecessário, acho que tem críticas dessa foma parecem vir carregadas de arrogância.

luisilva:
Vá estudar felipejose8! Comece por aprender a escrever em Português, depois pode passar para a electrónica. Um pouco de educação também não lhe faria mal. (e sim, também sou mal criado, mas não fui eu que comecei)

Quanto a isto:na minha opinião, também nenhum dos seus até a momento o fez.

O bubulindo tem razão e não foi malcriado (como o foi este seu comentário). Eu pensei exactamente o mesmo, apenas não o escrevi.

Se não reconhece os seus erros e continua com esta arrogância nunca irá aprender.

Boa continuação.

Eu não venho aqui fazer inimizades , venho em busca de conhecimento e já obtive com o usuário bubulindo em alguns tópicos, se fui mal-educado peço desculpas ,mas até agora não achei o momento que fui. Meu Português não é bom e também cometo erros como você em electrónica. Também não entendo o motivo de eu ser arrogante, se eu pedi uma explicação do meu erro deixei evidente que queria entender qual o motivo.

Meus conhecimentos em Arduino são bastante básicos e no aprendizado é comum errar , às vezes de forma absurda mas acontece.

Cara isso é um fórum, aqui todos nós aprendemos e ensinamos. Alguns sabem mais outros menos.
Seu erro felipejose8 foi colocar um delay de tempo absurdo, você só converteu 8 horas em segundos para usar no delay, mas na automação devemos trabalhar com os possíveis erros, um deles é manter o programa muito tempo parado, outro seria uma má forma de lidar com uma queda de energia.
Mas continue estudando, com prática você vai adquirindo mais conhecimentos. Nunca desista.

tecdiego:
Cara isso é um fórum, aqui todos nós aprendemos e ensinamos. Alguns sabem mais outros menos.
Seu erro felipejose8 foi colocar um delay de tempo absurdo, você só converteu 8 horas em segundos para usar no delay, mas na automação devemos trabalhar com os possíveis erros, um deles é manter o programa muito tempo parado, outro seria uma má forma de lidar com uma queda de energia.
Mas continue estudando, com prática você vai adquirindo mais conhecimentos. Nunca desista.

Pois é Tecdiego, eu sugerir isso porque o autor escreve assim: "acionar a cada 8 horas sem ser que fique programando as horas do relogio " não vi outra solução , já que ele não quer usar horas.
Conheço o módulo RTC mas nunca usei , pensei em sugeri-lo antes de ler essa condição dele.

Não sei se há alguma forma de conectar o arduino a rede e a uma bateria simultaneamente de modo que o arduino utilize a energia da bateria somente se a rede falhasse, talvez assim o delay funcionasse. Estou sugerindo o delay pela restrição que o autor do tópico pediu mesmo sabendo que o delay "trava" o arduino até a execução completa do tempo.

felipejose8:
Pois é Tecdiego, eu sugerir isso porque o autor escreve assim: "acionar a cada 8 horas sem ser que fique programando as horas do relogio " não vi outra solução , já que ele não quer usar horas.
Conheço o módulo RTC mas nunca usei , pensei em sugeri-lo antes de ler essa condição dele.
(...)

O autor do tópico não introduz nenhuma restrição que impeça a utilização de um RTC. Uma alternativa à utilização do RTC seria utilizar a função millis() de maneira a fazer um contador de horas que após 8 horas activasse o solenoide e reiniciasse a contagem (mas esta opção deve ser mais difícil de programar). Por outro lado o autor pede "algum sensor que se programe" e isto a mim parece-me que se enquadra no módulo RTC.

felipejose8:
(...)
Não sei se há alguma forma de conectar o arduino a rede e a uma bateria simultaneamente de modo que o arduino utilize a energia da bateria somente se a rede falhasse, talvez assim o delay funcionasse.
(...)

Há e chama-se UPS (fonte de alimentação ininterrupta). Não tem que ser obrigatoriamente a UPS que se compra para ligar o PC, pode construir-se uma, mas a mim parece-me que isto é querer matar uma mosca com um canhão.

felipejose8:
Meu Português não é bom e também cometo erros como você em electrónica.

Eu não conheço o luis pessoalmente, mas arriscaria dizer que os erros dele em electrónica são diminutos.

Percebes agora porque é que o teu comentário não devia ter sido feito?

E porque não sugerir um módulo RTC? Imensa gente vem aqui com um objectivo e ideias pre-determinadas e mudam de ideias porque simplesmente não dá para fazer o que pretendem sem mais componentes.

Porque não pesquisar possíveis soluções para esse problema online? Admitidamente, não sabes muito de electrónica e pesquisar as dúvidas dos outros ou ler o que é escrito aqui é uma maneira de aprender.

Mas acima de tudo, se não sabes muito convém teres em atenção que as outras pessoas também não sabem e podes estar a desperdiçar o tempo delas ou no pior dos casos, colocá-las em risco. Este não foi o caso, mas imagina que ele pedia como ligar um motor a 230Vac ou algo do género?

Já agora a minha critica não tinha arrogância, bem como não te insulta directamente.