Sensor de tensão DC PIC

Olá, tudo bem?

É primeira vez que tenho contato com um Arduino, como ouvi maravilhas sobre o mesmo, então decidi começar com o MEGA. O motivo pelo qual escolhi o arduíno Mega é que tenho várias idéias e acho que posso colocar os diversos sensores entre outros para serem controlados pelo Arduino, mas estou tendo um pequeno problema com um sensor de tensão PIC DC, segue o link para que possam ter conhecimento do mesmo:

http://nadielcomercio.com.br/sensor-tensao-0-25v-dc-ideal-p-arduino-pic.html

A ideia é colocar 4 sensores desses junto ao Arduino, fazendo com que cada um me informe um valor diferente de equipamentos diferentes, vejamos então:

Sensor 1 me retorna a carga da bateria 1
Sensor 2 me retorna a carga da bateria 2
Sensor 3 me retorna a carga da bateria 3
Sensor 4 me retorna a carga da placa solar

Eu consigo fazer tudo funcionar com um sensor apenas configurado, i problema é quando eu adiciono mais que um, pois o arduíno começa identificar volts que nem existem, por exemplo:

Vale lembrar que não há nada conectado aos sensores, logo o arduíno deveria ler 0.0 volts em todos os sensores porém ele lê o seguinte:

Sensor 1 = 0.0volts sensor 2 = 3.4volts sensor 3 = 3.4 ( os dados do sensor 1 e 2 ficam criando constantemente )

Quando eu coloco uma pilha de 1.5v no sensor 1, é registrado o valor correto de 1.5v, mas o problema é quando coloco uma pilha no sensor 2 e 3, é registrado incríveis 20v.

Eu tenho também um display OLED i2c conectado na protoboard, os sensores também estão na protoboard, o display é para informar o nível de cada caberia conectada, como a bateria funciona entre as tensões de 4.5v e 5.5v, acredito que por algum motivo estava aumentando a tensão do arduíno, pois esse display chega a esquentar de mais.

Gostaria de saber se é possível resolver esse problema.

Tens o código para mostrar o que estás exactamente a fazer?
Configuraste os pinos correctamente?
Estás a ligar às entradas correctas?

Desculpa as perguntas, mas tu não disseste nada acerca da tua instalação. Apenas dos problemas que estás a ter e isso não é suficiente para responder concretamente à pergunta.

Nota que esse "sensor" de tensão é bastante perigoso e quem o publicita como tal devia ser colocado na cadeia por publicidade falsa e negligência... Vês o buraco no meio do "sensor"? Isso é para imitar um sensor de corrente bastante comum por aí.
O perigo vem do facto de estares a medir tensões sem isolares o equipamento. Ou seja, estás a ligar 25V quase directamente ao Arduino passando apenas por duas resistências. Um amplificador operacional ficaria bastante melhor para esta solução e permitiria até ter uma precisão muito melhor numa gama mais baixa de tensões para melhor detectar o nível de carga.

:astonished: :astonished: :astonished:

Meu deus, não imagina que fosse esse problema todo. Irei pesquisar mais sobre o amplificador então, pelo jeito esses "sensor" pode acabar prejudicando o Arduíno correto?

Tens o código para mostrar o que estás exactamente a fazer?

Segue código que utilizo no Arduíno:
Pelo código ser um pouco extenso eu tive que criar um documento no OneDrive e compartilhar o link.

Configuraste os pinos correctamente?

Como pode observar, eu setei o pino A0, A1 e A2 como INPUT, acredito que esse seja o correto.

Estás a ligar às entradas correctas?

Nesta pergunta você se refere ao negativo e positivo ou entradas analógicas?

Estou a falar de como ligaste as entradas analógicas e qual é a referência. Ou seja, tens 3 pilhas em série, ligas o GND do arduino no - da pilha de baixo.
Depois ligas a entrada 0 ao positivo da entrada analógica.
Ligas a entrada analógica 1 ao positivo da 2ª pilha.
Ligas a entrada analógica 2 ao positivo da 3ª pilha.

Agora, com pilhas de 1.5V estarias a medir:

Entrada 0 = 1.5V
Entrada 1 = 3.0V
Entrada 2 = 4.5V

Ou estás a ligar de outra forma??

Agora, como referi... o teu "sensor" não me parece propriamente de confiança... já experimentaste pegar no sensor ligado à entrada 0 e ligar na entrada 1 e 2 para ver o que sai dali?

Coloca um esquema das ligações... e já agora experimenta outras entradas analógicas. Para já põe de parte o código que tens e faz um programa apenas para acertares o funcionamento das medições.

Se estiveres a ler tensões superiores a 5V apenas com resistências não é muito seguro. Outra coisa a teres em conta é que os teus "sensores" estão a comer bateria, afinal de contas são duas resistências por onde a corrente da bateria vai passar.