Sensor PT1000 e Sensor NTC10

Já tenho todo o material menos o RVAR 10k pois n tenho a certeza daquilo q é... é algum potenciómetro?

Sim.

Boas,

Já tenho toda a parte electrica montada :)

Boa, agora podes começar a testar...

Na mesma página do esquema, tens uma biblioteca e um exemplo. Tenta com eles ler o que a PT te dá, preferencialmente variando a temperatura (com água a ferver, por exemplo).

Estive de volta do que referiste mas n deu nada :( verifico q n le nada anda sempre com n variações :(

Que tipo de variações?

Dava valores sem qualquer sentido :(

Voltando ao esquena electrico vejo os pontos 4 e 11 mencionados será que também são para ligar? E onde?

Ahh,

Sim, os pontos 4 (V+) e 11 (V-) são a alimentação do amplificador operacional. O ponto 4 pode ser ligado aos 5V e o 11 ao GND.

Nota que depois deste passo terás de calibrar a saída do amplificador (com aquela resistência variável para o valor minimo).

continua a n funcionar :(

Tira uma foto da instalação e mete aqui...

Quando dizes que não funciona, tens de ser um pouco mais claro... Se eu disser ao meu mecânico que o meu carro não funciona, ele pouco pode fazer para me ajudar, não achas??

Aqui esta o que fiz:

NOTA: não ligas a pequena ligação que esta em baixo do lado direito era para uma NTC 10K e nada relacionado com a PT 1000

E que resultado é que aparece no arduino?

Eu se estivesse a depurar esse circuito a primeira coisa que faria sao:
Verificar se cada LM324 tem a alimentaçao, recordo-te que existem breadboards que na linha de alimentaçao elas estao cortadas!Pode bem ser o teu caso
Não entendo bem o porque de usares 3 chips, ja que cada LM324 contem 4 ampops internos, claro que isto nao é o teu problema mas mais chips, mais fios e mais incógnitas no teu problema.
O primeiro ampop é meramente um buffer com ganho unitario logo o que entra é o sinal que sai em termos de amplificação, aumentando a impedancia de saida apenas.
Isto quer dizer que o desequilíbrio de tensão provocado no divisor de tensão formado pela PT1000 e a resistencia de 10K ira estar presente na saida deste ampop inalterada!com um multimetro se aqueceres a PT1000 com a mao por exemplo deveras ver a tensao a “mexer” neste ponto.Ja testas-te isso com o voltimetro?
O ampop de cima gera uma tensao de referencia de 1.09V que ira ser comparada com o sinal gerado na malha da PT1000.A diferença entre o sinal da PT1000 e esta tensão de referencia ira ser amplificada 5,6 vezes.Trocando por miúdos colocando la o multímetro nestes pontos vês o sinal a variar?

variam sem nexo nenhum e sem fazer nada. Depois quando a aqueço continua com a mesma leitura nao varia rigorosamente nada.

variam sem nexo nenhum e sem fazer nada. Depois quando a aqueço continua com a mesma leitura nao varia rigorosamente nada.

Isto nao faz sentido.Ok vamos pelo basico do basico.
Desliga todo o teu circuito de deixa so a resistência de 10K ligada á PT1000 com a alimentaçao de 12V.
Agora coloca o voltimetro a medir a tensao na escala dos milivolts e mede a tensao que surge paralelamente na tua PT1000.
Aquece a PT1000.Os valores de tensão teem obrigatoriamente de mexer!!
Se isto nao acontecer a tua PT1000 esta avariada, fio quebrado, mal ligada…

12V------<10K>----*---------GND
|
|_________(Voltimetro)____GND
Resultados?

Boas Hugo a mensagem anterior era para o Bubulino.

Vou verificar tudo o que dizes amanha depois coloco aqui.

Acerca da PT 1000 ela varia no multimetro esse teste ja tinha efectuado esta boa. Os restantes casos q referiste ainda n verifiquei mas vou verificar Obrigado amanha darei noticias

HugoPT: Eu se estivesse a depurar esse circuito a primeira coisa que faria sao: Verificar se cada LM324 tem a alimentaçao, recordo-te que existem breadboards que na linha de alimentaçao elas estao cortadas!Pode bem ser o teu caso Não entendo bem o porque de usares 3 chips, ja que cada LM324 contem 4 ampops internos, claro que isto nao é o teu problema mas mais chips, mais fios e mais incógnitas no teu problema. O primeiro ampop é meramente um buffer com ganho unitario logo o que entra é o sinal que sai em termos de amplificação, aumentando a impedancia de saida apenas. Isto quer dizer que o desequilíbrio de tensão provocado no divisor de tensão formado pela PT1000 e a resistencia de 10K ira estar presente na saida deste ampop inalterada!com um multimetro se aqueceres a PT1000 com a mao por exemplo deveras ver a tensao a "mexer" neste ponto.Ja testas-te isso com o voltimetro? O ampop de cima gera uma tensao de referencia de 1.09V que ira ser comparada com o sinal gerado na malha da PT1000.A diferença entre o sinal da PT1000 e esta tensão de referencia ira ser amplificada 5,6 vezes.Trocando por miúdos colocando la o multímetro nestes pontos vês o sinal a variar?

Estou a usar o esquema que o bubulino informou ao inicio

HugoPT: Não entendo bem o porque de usares 3 chips, ja que cada LM324 contem 4 ampops internos, claro que isto nao é o teu problema mas mais chips, mais fios e mais incógnitas no teu problema.

A falha aqui não é dele... mas sim de quem fez o desenho original. Eu não reparei nisso até ver a foto e ter questionado o mesmo. Quem fez o desenho usou sempre o amp-op #1 do package e como tal os pinos de entrada são sempre os mesmos (2,3)

Uma coisa que me parece estranha é não ver a malha de realimentação (pino 2 para o 1) no teu último ampop a contar da esquerda para a direita.

Já reviste as ligações todas? o sítio onde ligas a sonda está um bocado bagunçado com a ligação do potenciómetro. Dá uma vista de olhos lá.

Uma das resistências (a que vai do primeiro para o terceiro amplificador) parece estar bastante esticada... pode essa resistência não estar a fazer contacto na breadboard.

Tens a certeza que estás a ler o pino correcto de entrada? Isso de variar sem nexo é mais comum em pinos flutuantes e não propriamente num sistema de amplificadores alimentados... a não ser que tenhas trocado os pinos 2 e 3. Nota que eles estão opostos um ao outro no desenho. Não terias feito um erro aí?

Estás a tirar a alimentação de onde??

Verifiquei todas as alimentações e tinha tudo ok…

Tirei uma nova foto com o arduino para ver a alimentação e tudo espero que esteja melhor.

Também verifiquei o potenciometro e esta tudo ok