Sensor UV para estações meteorológicas

Olá pessoal! Estou finalizando meu projeto de estação meteorológica e me surgiram dúvidas quanto ao sensor de ultravioleta.

Em meus testes, notei que o sensor é sensível a sua posição em relação ao sol. Ou seja, se posiciono o sensor alinhado perpendicularmente recebo um valor máximo, porém se movimento o sensor de modo que não fique mais em um angulo reto, por menor que seja, o valor já varia bastante. Penso que se eu colocar o sensor no ambiente externo, eu só teria um valor real quando o sol estivesse incidindo diretamente sobre ele, tendo como resultado poucas horas de valores corretos :slightly_frowning_face:

Estou usando o sensor ML8511 (SparkFun UV Sensor Breakout - ML8511 - SEN-12705 - SparkFun Electronics), mas de acordo com o que estou encontrando na internet, esse aspecto também deverá ser observado na maioria dos sensores onde a janela do cristal do circuito integrado fique aparente.

Alguém que já usou desses sensores em ambiente externo, poderia me dar dicas?
Desde já muito obrigado!!

Sabes as horas do dia para poder corrigir a leitura?

bubulindo:
Sabes as horas do dia para poder corrigir a leitura?

É uma saída de fato, mas imagino que essa compensação iria mudar em função das estações do ano, certo? Digo, não me parece muito prático/confiável.
Complementando o post, agora a pouco fiz um teste e o índice varia de 2,2 para 5,4 só de girar o sensor na horizontal =/

Viva.

Nesse modulo da sparkfun tens um sensor que vai detectar somente os raios ultravioletas que incidem directamente nele, sendo uma superfície plana a quantidade de raios UV que vai "apanhar" vai variar muito ao longo do dia, dado o movimento elíptico da terra em relação ao sol ( Este - Oeste ).
Por isso é que existem outras células para medir os raios UV duma forma mais correcta:

UV

Repara na lente, faz toda a diferença.

Solução, sem saber se ira funcionar, uma lente de uma web cam antiga ( tipo logitech ) colocada por cima do sensor...

arssant:
Viva.

Nesse modulo da sparkfun tens um sensor que vai detectar somente os raios ultravioletas que incidem directamente nele, sendo uma superfície plana a quantidade de raios UV que vai "apanhar" vai variar muito ao longo do dia, dado o movimento elíptico da terra em relação ao sol ( Este - Oeste ).
Por isso é que existem outras células para medir os raios UV duma forma mais correcta:

UV

Repara na lente, faz toda a diferença.

Solução, sem saber se ira funcionar, uma lente de uma web cam antiga ( tipo logitech ) colocada por cima do sensor...

Obrigado arssant! Eu não conhecia esse tipo de sensor!
E baseado em sua dica, acho que encontrei uma solução viável: