Olá pessoal! Estou finalizando meu projeto de estação meteorológica e me surgiram dúvidas quanto ao sensor de ultravioleta.
Em meus testes, notei que o sensor é sensível a sua posição em relação ao sol. Ou seja, se posiciono o sensor alinhado perpendicularmente recebo um valor máximo, porém se movimento o sensor de modo que não fique mais em um angulo reto, por menor que seja, o valor já varia bastante. Penso que se eu colocar o sensor no ambiente externo, eu só teria um valor real quando o sol estivesse incidindo diretamente sobre ele, tendo como resultado poucas horas de valores corretos
Estou usando o sensor ML8511 (SparkFun UV Sensor Breakout - ML8511 - SEN-12705 - SparkFun Electronics), mas de acordo com o que estou encontrando na internet, esse aspecto também deverá ser observado na maioria dos sensores onde a janela do cristal do circuito integrado fique aparente.
Alguém que já usou desses sensores em ambiente externo, poderia me dar dicas?
Desde já muito obrigado!!
bubulindo:
Sabes as horas do dia para poder corrigir a leitura?
É uma saída de fato, mas imagino que essa compensação iria mudar em função das estações do ano, certo? Digo, não me parece muito prático/confiável.
Complementando o post, agora a pouco fiz um teste e o índice varia de 2,2 para 5,4 só de girar o sensor na horizontal =/
Nesse modulo da sparkfun tens um sensor que vai detectar somente os raios ultravioletas que incidem directamente nele, sendo uma superfície plana a quantidade de raios UV que vai "apanhar" vai variar muito ao longo do dia, dado o movimento elíptico da terra em relação ao sol ( Este - Oeste ).
Por isso é que existem outras células para medir os raios UV duma forma mais correcta:
Nesse modulo da sparkfun tens um sensor que vai detectar somente os raios ultravioletas que incidem directamente nele, sendo uma superfície plana a quantidade de raios UV que vai "apanhar" vai variar muito ao longo do dia, dado o movimento elíptico da terra em relação ao sol ( Este - Oeste ).
Por isso é que existem outras células para medir os raios UV duma forma mais correcta: