Sensores de Temperatura

Bom dia!

Estou a fazer um projeto de controle de temperatura em trocadores de calor, porém sou iniciante :frowning:

Gostaria de saber quais são sensores indicados para medir temperatura, analógico, em água. A faixa a ser mensurada é de 20 - 70 graus Celsius. O tempo de resposta não é algo tão importante, entretanto não pode ser na casa de 10 segundos.

Um abraço! :smiley:

jonatanalan1 um bom sensor é este do link, que por um acaso eu vendo Sensor,esse sensor é aprova d'água e bem fácil de usar, quanto ao tempo de resposta, ele é bem rápido e você pode controlar pela programação, posta oq você já fez para podermos ter ajudar mais.

tecdiego:
jonatanalan1 um bom sensor é este do link, que por um acaso eu vendo Sensor,esse sensor é aprova d'água e bem fácil de usar, quanto ao tempo de resposta, ele é bem rápido e você pode controlar pela programação, posta oq você já fez para podermos ter ajudar mais.

Bom, eu estou no método criativo, então estou a desenvolver mesmo. É para meu TCC, esta semana estou a ver o trocador de calor que utilizarei na universidade. Mas pelo que vi é este mesmo que terei que utilizar. Esta semana provavelmente terei as definições! Obrigado!!! Já deu uma super ajuda :smiley:

Infelizmente o tecdiego passou ao lado dum dos requisitos que colocaste ao indicar o DS18B20...

Gostaria de saber quais são sensores indicados para medir temperatura, analógico, em água.

Se vais ser tu a comprar os sensores, diria que tens de olhar a termistores (NTC costumam ser melhores que PTC), se é a escola a comprar, podes olhar talvez a sensores PT100. Termopares, apesar de interessantes, não são indicados para medir até 100 graus devido à complexidade de instalação. Regra geral só utilizarias um se pretendesses controlar algo bem acima de 100 graus.

Verdade bubulindo, o sinal que o DS18B20 manda é digital.
Eu uso o PT100 para temperaturas acima de 80 até 160 °C!
Muito obrigado pelo aviso!

Mas jonatanalan1, se puder usar um sensor digital, eu lhe indico esse DS18B20.

As PT100 são bastante versáteis e fáceis de usar.... eu uso-as diariamente sem problemas.

No entanto para um projecto desses, uma PT100 provavelmente será cara demais logo um termistor será mais indicado.

Os termopares são para temperaturas bastante mais elevadas tipo fornos e fundições.