Serial do Arduino Mega 2560 não está funcionando

Olá, pessoal.

Estou usando uma placa Mega 2560 para um projeto de robótica em minha escola.

O projeto estava se saindo bem, com o programa rodando perfeitamente, quando de repente, a placa não recebia mais novos programas, dando o erro "avrdude: stk500v2_ReceiveMessage(): timeout" na programação. Tentei colocar programações básicas como o Blink, mas não funcionou.

Pesquisando na internet e prestando atenção no próprio Arduino, percebi que o erro estava na comunicação serial com o computador. Troquei cabos, entradas e até o computador mas o erro persistiu. Fiz o teste de loopback, curto-circuitando as portas RX e TX com o processador em reset, mas não funcionou.

Mesmo não recebendo novos programas, a placa continua rodando perfeitamente o programa que fora instalado. Gostaria de saber se há alguma solução para meu problema como um "reset" na EEPROM do Arduino ou apenas trocando os componentes da placa.

Segue em anexo um vídeo do comportamento da placa ao receber um programa (pisca rapidamente as luzes de RX e TX mas volta ao programa antigo).

Primeiro verifique se o cabo e o computador que está usando consegue programar normalmente outro Arduino. Quando faz o upload do programa para a placa is leds tx rx piscam ? Se sim pode ser alguma corrupção no bootloader. Raro mas ja aconteceu comigo. Nesse caso precisara carregar novamente pelo conector ICSP isando um ptogramador tipo USBASP

Tentei 2 cabos diferentes e nenhum deles está funcionando. As luzes RX e TX piscam no começo do upload e permanecem acesas por uns 5 segundos, logo depois o programa antigo é iniciado

Seria bom verificar o bootloader com um programador USBASP.