Shield LCD com Keypad não aparece o escrito. Acende apenas a tela.

Prezados boa noite,

Sou iniciante na programação Arduino e estou tentando fazer minha tela LCD funcionar.
Atualmente, ela acende, mas o que é programado para escrever na tela não aparece.

Tenho a Shield LCD 16x2 com Keypad:

Utilizando o exemplo de código do próprio Arduino, modifiquei apenas os pinos. Conforme código abaixo:

// include the library code:
#include <LiquidCrystal.h>

// initialize the library with the numbers of the interface pins
LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);

void setup() {
// set up the LCD’s number of columns and rows:
lcd.begin(16, 2);
// Print a message to the LCD.
lcd.print(“hello, world!”);
}

void loop() {
// set the cursor to column 0, line 1
// (note: line 1 is the second row, since counting begins with 0):
lcd.setCursor(0, 1);
// print the number of seconds since reset:
lcd.print(millis() / 1000);
}

Segue uma imagem dele ligado para vocês verem como aparece no visor. Observem que fica somente a luz de fundo azul acesa:

Alguém teve o mesmo problema e soube resolver??
Agradeço desde já.

Já experimentaste acertar o tom das letras num dos potenciómetros do Shield?

Já verificaste se os pinos estão correctos?

Não consigo ter acesso à imagem. Mas aconteceu-me o mesmo na primeira vez que tentei fazer algo com o LCD. Se o LCD apenas estiver Azul, e não vires uns rectangulos pequenos que é onde vão aparecer o caracteres, possivelmente é o potenciometro que não está bem regulado!!

Rpgccv: Não consigo ter acesso à imagem. Mas aconteceu-me o mesmo na primeira vez que tentei fazer algo com o LCD. Se o LCD apenas estiver Azul, e não vires uns rectangulos pequenos que é onde vão aparecer o caracteres, possivelmente é o potenciometro que não está bem regulado!!

Boa noite, verifiquei em meu código e configurei o pino 10 (que é o pino do backlight) para low, ele deixou o fundo bem fraquinho mas ainda assim não mostra nenhum caractere. Não tenho um potenciometro para usar. Poderia me indicar um, e como instalo ele no meu arduino??

Se vissemos a foto do teu shield, podiamos dizer algo acerca de ter ou não ter.

Seja como for, vai a este link:

http://www.robotshop.com/media/catalog/product/cache/15/image/800x800/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/1/6/16x2-lcd-shield-kit-arduino-2.jpg

Vês no canto superior esquerdo da foto um quadradinho azul?? Isso é o potenciómetro que ajusta o ecrã.

Ele deve ter o ecran simples, só com os 16 pinos, certo?

Aqui tens uma explicação: https://www.arduino.cc/en/Tutorial/HelloWorld?from=Tutorial.LiquidCrystal

Rpgccv:
Ele deve ter o ecran simples, só com os 16 pinos, certo?

Isso não foi o que eu entendi ao ler o título do pedido e isto:

Tenho a Shield LCD 16x2 com Keypad:

Mas posso estar enganado.

bubulindo: Se vissemos a foto do teu shield, podiamos dizer algo acerca de ter ou não ter.

Seja como for, vai a este link:

http://www.robotshop.com/media/catalog/product/cache/15/image/800x800/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/1/6/16x2-lcd-shield-kit-arduino-2.jpg

Vês no canto superior esquerdo da foto um quadradinho azul?? Isso é o potenciómetro que ajusta o ecrã.

Isso mesmo, minha Shield é quase igual a essa mesma. Como faço para regular este potenciômetro??

Com uma pequena chave de fendas... rodas para a direita ou esquerda (não tenho aqui um para testar). Não precisas de ter medo, podes rodar para qualquer direcção, mas eventualmente podes sentir uma força que não te deixa avançar mais, quando chegares aí, se não tiveres nada na tela, começa a rodar para o outro lado.

bubulindo: Com uma pequena chave de fendas... rodas para a direita ou esquerda (não tenho aqui um para testar). Não precisas de ter medo, podes rodar para qualquer direcção, mas eventualmente podes sentir uma força que não te deixa avançar mais, quando chegares aí, se não tiveres nada na tela, começa a rodar para o outro lado.

Entendido, testarei e postarei o resultado. Obrigado até o momento.

bubulindo: Com uma pequena chave de fendas... rodas para a direita ou esquerda (não tenho aqui um para testar). Não precisas de ter medo, podes rodar para qualquer direcção, mas eventualmente podes sentir uma força que não te deixa avançar mais, quando chegares aí, se não tiveres nada na tela, começa a rodar para o outro lado.

Pessoal boa noite, é com grande satisfação que informo que consegui solucionar o problema, realmente era o potenciômetro.

Assim que regulei ele, conform o Bubulindo me disse, os escritos apareceram. Eu nem sabia que tinha esse potenciômetro digital na placa kkkkkk :D

Agradeço a todos que me ajudaram, em especial ao Bubulindo.

Boa tarde meu shield a imagem sumiu na hora agora fica uma cor meio cinza com branco e não aparece as imagens oque tenho que fazer para voltar ao normal