Olá a todos, sou novo em relação a arduino e programação.
Comecei esse projeto na intenção de construir um Shift Light para usar com uma FT300.
Pois bem, o projeto em si foi fácil, conseguir fazer funcionar e ser simples.
O que estou com dificuldade é com um pequeno detalhe. Sempre que ligo o fio do arduino pino 3 ou qualquer outro pino ao fio de RPM da FT300, o sinal no painel do carro se perde, quando tiro o fio o sinal volta...
Já tentei fazer isolamento com optocoplador e sem sucesso.
Notei alguns detalhes, por exemplo: O fio de rpm da FT300 tem 12v (isso sem ligação alguma nele) quando ligo ao painel a tensão se mantem na casa dos 11/12v, quando ligo o arduino cai para 6v, drenando o sinal do painel.
a ligação é mais ou menos dessa forma :
Painel (12V) ------------------- Fio verde (RPM)
|
|
Sinal para o Arduino (5V)
Gostaria de ideias de como posso resolver isso, se preciso dar mais detalhes sobre o projeto ou cod.
Boas.
Em relação a ligação do arduino em si, estou usando um step down para alientação.
Em relação a ligação do pino 3, tenho nele 1 resistor de 1k e pull down 10k com capacitor 10uf se não me engano. O arduino faz a leitura perfeita do rpm, sincronismo perfeito mesmo... Porem não tenho rpm no painel do carro.
Na verdade eu não me referia à alimentação, me referia ao fato de que o nível lógico dos sinais que saem e chegam na placa deve ser de 5V.
Um circuito desenhado vale mais do que mil palavras... rsrsrs
Eu não sou engenheiro eletricista/eletrônico. Não me vem à cabeça uma maneira simples de mandar o sinal simultaneamente pro painel e pro Arduino. De todo modo, quem quer que apareça para ajudar vai precisar desse esquemático.
Não sei se de fato o problema está no fio de sinal/pino do arduino ou pode ser a ligação de alimentação. Pois se eu ligo o arduino no notebook e desligo a alimentação do carro, o painel volta a receber sinal, porem n tenho leitura do serial monitor por falta de negativo do arduino. Quando ligo o negativo o painel perde sinal e o serial monitor funciona como esperado.
Se eu entendi direito e a tensão que entra em D1 é 12V, então eu tentaria trocar R1 para 5.1K e R10k para 4k. Com isso, acredito que ainda haverá o efeito de pull down e que o sinal que chegará no pino 3 será próximo dos 5V.
Não sei se isso resolve o sinal chegar tanto para o painel quanto para o Arduino, mas pelo menos evitará a sobrecarga do pino 3.
O GND do Arduino precisam estar conectado ao GND da FT300 também.
Em relação a tensão que chega no pino 3, é de 4,6v. Ja tentei outras ligações de pull down e essa foi a única que o serial monitor mostrou o rpm exato da ft300.
Em relação ao gnd ser o mesmo da FT, o negativo dela é direto no polo da bateria, seria isso mesmo entao?
E em relação a ligação do pull down, voce esta correto e a ligação está como voce descreveu, por algum motivo o tinkercad alterou para essa forma da imagem.
O valor não bate com o que eu esperava. Pra chegar 4,6V no pino 3 com um divisor de tensão de 1k/10k, a tensão de entrada em D1 tinha que ser próxima de 5V, mas você disse que o fio tem 12V. Algo está estranho aí.
Bom dia, revisei os valore no multimetro e percebi algumas informações que passei errado. Vamos lá, se algo ficar confuso ou sem explicação tentarei responder da melhor forma possível.
Fiz alguns testes e esses são os resultados:
Fio do rpm da FT300 sem nada ligado nele, pós chave:
com o carro ligado, a voltagem no circuito cai. Isso era esperado.
quando o Arduino entra no sistema, altera também a voltagem do circuito como um todo.
Nesse ponto 2 é que reside a dúvida e que ultrapassa os meus conhecimentos. De que maneira o sinal da FT300 pode ser dividido em dois para que chegue adequadamente no painel e no Arduino.
Outra coisa que achei curiosa é que você está usando um pino digital (pino 3) para receber um sinal que eu esperava ser analógico. Existe alguma biblioteca desse equipamento FT300 para ser usado com Arduíno? Algum tutorial de como conectar os dois?
Não sei se tem conhecimento do que seria a FT, no caso é um modulo de ignição/injeção para carros preparados, é relativamente pouco conhecido, então não tem biblioteca e só tem 2 videos no YT sobre que é do mesmo rapaz, lá ele não passa muitas info e aparentemente deixou o projeto parado, então basicamente não tem um tuto explicado sobre... no video ele usa um modelo de modulo diferente do meu, que no caso é um FT450, no video ele capta o sinal direto do conector do modulo(acho arriscado) e usa somente 1 resistor de 1k sem fazer pull down, porem o carro/painel dele é diferente do meu. O painel dele é de volks linha gol quadrado se não me engano, já o meu é GM kadett GSI painel digital.
Não conhecia. Fui pesquisar o que era a partir do seu primeiro post.
Pois é, eu estava vendo um onde o rapaz troca o display LCD do FT300. Mas trocar uma peça é uma coisa. Fazer engenharia reversa nos sinais é outra bem diferente.
Enfim, vamos ver se aparece alguém aí com mais experiência nesse tipo de equipamento para dar uma opinião.
Sobre o pino 3, ele é usado por causa da Interrupt, consegui usar tbm o A5, mas o 3 foi o que deu melhor.
Tentei fazer pull up e sem sucesso, tentei o negativo direto da bateria usando referência a FT e sem sucesso também, usei 12v pelo vin e mesma coisa.
Só atualizando, consegui fazer funcionar, usei um transistor 2n222
Base (pino do meio) recebendo o sinal do rpm e enviando para o painel
Emissor (pino da esquerda) mandando sinal para o arduino
Coletor (pino da direita) recebendo 5v do arduino
Como não entendo nada de arduino ou engenharia eletrônica, fui testando ate funcionar.
Agora tenho sinal no painel e o arduino funcionando perfeito.
Por algum motivo os dois tbm funcionam sem o 5v do coletor, porem com ele ligado eu não tenho nenhum ruido no arduino ligando os leds atoa (acontecia as vezes)