Olá a todos, sou novo em relação a arduino e programação.
Comecei esse projeto na intenção de construir um Shift Light para usar com uma FT300.
Pois bem, o projeto em si foi fácil, conseguir fazer funcionar e ser simples.
O que estou com dificuldade é com um pequeno detalhe. Sempre que ligo o fio do arduino pino 3 ou qualquer outro pino ao fio de RPM da FT300, o sinal no painel do carro se perde, quando tiro o fio o sinal volta...
Já tentei fazer isolamento com optocoplador e sem sucesso.
Notei alguns detalhes, por exemplo: O fio de rpm da FT300 tem 12v (isso sem ligação alguma nele) quando ligo ao painel a tensão se mantem na casa dos 11/12v, quando ligo o arduino cai para 6v, drenando o sinal do painel.
a ligação é mais ou menos dessa forma :
Painel (12V) ------------------- Fio verde (RPM)
|
|
Sinal para o Arduino (5V)
Gostaria de ideias de como posso resolver isso, se preciso dar mais detalhes sobre o projeto ou cod.
Boas.
Em relação a ligação do arduino em si, estou usando um step down para alientação.
Em relação a ligação do pino 3, tenho nele 1 resistor de 1k e pull down 10k com capacitor 10uf se não me engano. O arduino faz a leitura perfeita do rpm, sincronismo perfeito mesmo... Porem não tenho rpm no painel do carro.
Na verdade eu não me referia à alimentação, me referia ao fato de que o nível lógico dos sinais que saem e chegam na placa deve ser de 5V.
Um circuito desenhado vale mais do que mil palavras... rsrsrs
Eu não sou engenheiro eletricista/eletrônico. Não me vem à cabeça uma maneira simples de mandar o sinal simultaneamente pro painel e pro Arduino. De todo modo, quem quer que apareça para ajudar vai precisar desse esquemático.