Ola Pessoal,
Me perdoem se isto ja foi discutido. Sou novo por aqui.
Tenho um modulo SIM800L e coloquei um chip da Vivo, que se compra normalmente.
Sem o Chip ele dá (AT+CSQ) chegando a um valor de 12. Quando coloco o chip ele zera.
Existe a possibilidade de o chip tem que ser homologado?
Creio que nao deva ser a tensão pois coloquei duas baterias de 9800mah junto com um capacitor de 25V trabalhando por volta de 3.9v.
Olá, seja bem-vindo ao fórum.
Tenho esse módulo aqui e já pesquisei sobre esse módulo e tecnologia. Bom, esse módulo funciona melhor com 4.1V. Agora, dependendo do que você pretende com esse módulo, tente outras opções. Esse módulo funciona somente com 2G, se tua região não tiver cobertura 2G não vai funcionar. Um conhecido meu que trabalha na infra interna de umas das operadoras móveis, me falou que os novos roteadores utilizados nas torres de transmissão já não tem a opção de liberar 2G para a torre. Talvez um módulo 4G resolva para você ai. No entanto, para fins de teste, entre em contato com a operadora e veja se sem sinal 2G na sua região.
Vale também pesquisar pela tecnologia NB-IoT, é própria para estes fins. Ainda estou aprendendo sobre ela e tendo um pouco de dificuldade para achar material na web em português.
Ola.. Obrigado pela resposta..
Pelo que comprei ele está descrito como Modulo Gprs Gsm Arduino Sim800l Quad Band Raspberry Wireless... Procurei e significa que um dispositivo Quad Band pode ser capaz de se conectar a redes 2G, 3G e 4G em diferentes bandas de frequência.
Estou eliminando as problemas e estou no aguardo de um chip IOT da Arqia por é homologado para várias operadoras.
de qualquer forma gratidão pela resposta e adorei o Ultraman.. e da miinha epoca..srsrsr
Eu também comprei um chip da Arqia Go, mas não consegui conectar na rede usando o Sim800L. Só não esqueça que, para usar o chip da Arqia, vai precisar configurar a APN no código.
Estou pesquisando em comprar o módulo Sim7028. Depois do Sim800 não fiz testes com outros módulos.
Sim800L só roda em rede 2G mesmo, depois verifica os links acima. Quad band é a frequência de operação. Já o Sim7028 roda na rede NB-IoT que é uma rede anexa ao 4G. Só que para esse módulo Sim7028 não estou achando documentação na internet.
No link 1 explica detalhadamente cada tipo de rede.
APN é tipo login e senha de uma email. Essas credenciais que irá permitir logar na rede da Arqia. Normalmente o usuário é admin e a senha admin. Agora a url tem ver com o suporte da Arqia.
Cheguei finalmente a resolução com o SIM800L.
Ele finalmente conectou.
Primeiro comprei um CHIP IOT da Arqia e configurei ele pelo celular. As instruções estão no site dele.. Deixei a conexão em LTE e configurei a APN no celular.
Para entrada de tensão estou usando um TP 4056 pois ele também será utilizado para carregar as bateria. Agora a pegada é usar um capacitor porque a do SIM800L não segura a tensão e não conecta. Coloquei um capacitor de 4700uF de 25V que é gigante perto dos outros componentes. Ele está variando de 4.2V até 4.35 e se tiver algo anormal vou escrever aqui.
Um video que me ajudou :
Video 38 - TASMOTA - Envie e receba SMS!
Como este video está com data de 1 ano atrás corri atras do capacitor que estava marcado nos comentários.
Espero que ajude quem estiver se descabelando tentando fazer funcionar (04/04/2025)
meu contato : alefujita@yahoo.com