Serial.begin(9600);
Serial.println("Iniciando aguarde...");
pinMode(12,OUTPUT);
digitalWrite(12,LOW);
mySerial.begin(9600);
delay(100);
if(gsm.begin(9600)){
altSerial.begin(9600);
delay(100);
Serial.println("\nstatus=READY");
started = true;
Serial.println("O modulo de GPRS iniciou com sucesso!");
}else{
Serial.println("\nstatus=IDLE");
}
}
void loop(){
}
e liguei ele no arduino nano como essa figura abaixo
no serial do arduino ele me responde umas string doida não sei o que é isso , será que é mal contato?? da solda?
ATT: OK
RIC: $9 ¥ÒAd!$ f
115200
ATT: OK
RIC: $9 %Ò$Dd!D(
ATT: OK
RIC: $9 ¥ÒAt%$0
ATT: OK
RIC: $9 ¥ÒAt%$0
ATT: OK
RIC: $9 ¥Ò$Dd!D(
ATT: OK
RIC: $9 ¥ÒAt%$0
ERROR: SIM900 doesn't answer. Check power and serial pins in GSM.cpp
status=IDLE
Eu gostaria de saber o por que ele não me responde corretamente?? é problema com biblioteca???
Não tenho muita experiência com esse modem nem com as bibliotecas que está utilizando, mas eu diria que isso se deve à baudrate mal configurada. Como ele devolve:
status=IDLE
quer dizer que não está executando este if:
if(gsm.begin(9600)){
tente alterar este valor para outro valor válido e tente novamente. (os valores válidos são coisas do género 4800, 19200, 38400, 57600, 115200, etc.)
Como não conheço a biblioteca, não sei se é apenas nesta linha que tem que ser alterado se também tem que ser noutras, como por exemplo, nesta:
mySerial.begin(9600);
Já agora, no local de onde tirou esse código não explica isso?
EDIT: Já agora, já não é novato neste fórum, já tem, neste momento mais de 70 posts. Não acha que vai sendo altura de ler as regras do fórum a aprender (pelo menos) a colocar o código correctamente nos posts. O pior que pode acontecer é que deixe de obter respostas dos outros utilizadores ou que os posts, pura e simplesmente, sejam apagados.
rapaz eu estou desconfiando que seja solda hoje eu fiz um teste sem modificar nada na programação olha que me deu a resposta no terminal da ide do arduino
sabing:
rapaz eu estou desconfiando que seja solda hoje eu fiz um teste sem modificar nada na programação olha que me deu a resposta no terminal da ide do arduino
Eu faço teste no multímetro parece estar tudo certo cara! que coisa doida ! já fiz a solda de novo e agora mudou para as string doida ! kkkkkkkkk coloquei o rotate como da biblioteca 2400 como padrão mesmo assim não mudou nada
Iniciando aguarde...
ATT: OK
RIC: ˆˆBá
ATT: OK
RIC: ˆˆBá
ATT: OK
RIC: ˆˆBá
ATT: OK
RIC: ˆˆBá
ATT: OK
RIC: ˆˆBá
DB:ELSE
ATT: OK
RIC: ˆˆBá
ATT: OK
RIC: ˆˆBá
ATT: OK
RIC: ˆˆBá
ATT: OK
RIC: ˆˆBá
ATT: OK
ATT: OK
RIC: $9 ¥ÒAt%¤0y
115200
ATT: OK
RIC: $9 ¥Ò,Dd!d &
ATT: OK
RIC: $9 ¥Ò,Dd!d &
ATT: OK
RIC: $9 ¥Ò$Dd!D(&
ATT: OK
RIC: $9 ¥ÒAt%$0f
ATT: OK
RIC: $9 ¥Ò,Dd!d &
ERROR: SIM900 doesn't answer. Check power and serial pins in GSM.cpp
Se a solda tiver fluxo, ao adicionar fluxo antes de soldar, a solda vai agarrar bem, mesmo que haja qualquer coisas nos pinos que não deixe a solda agarrar.
luisilva:
(...)Já agora, já não é novato neste fórum, já tem, neste momento mais de 70 posts. Não acha que vai sendo altura de ler as regras do fórum a aprender (pelo menos) a colocar o código correctamente nos posts. O pior que pode acontecer é que deixe de obter respostas dos outros utilizadores ou que os posts, pura e simplesmente, sejam apagados.
Se não cumpre as regras, mesmo depois de ser avisado, eu também não o quero ajudar. Boa Sorte!
O que eu faria:
Esquecer para já o arduino e ter a certeza do baud rate do modem, ter a certeza da tensao de alimentaçao e verificar se consegues comunicação com ele, desta forma:
Alimentar o modem e usando um conversor FTDI ligar os pinos RX, TX e GND ao FTDI e ao meu pc.
Nota que os pinos RX RX devem cruzar!
Depois abrir o putty ou outro qualquer cliente de hyperterminal (terraterm, gtkterm , a própria IDE do arduino ou online usando Download AT Command Tester | M2MSupport.net) na porta COM que o teu FTDI tem atribuida e enviar o comando AT.Se acertares no baud e o modem tiver o ECO ativo ele deve te devolver OK.
Se te devolver "lixo" é sinal que o baud esta errado, fechas e tentas de novo com outro baud rate ate acertares no baud.
O baud por defeito deve estar escrito no datasheet do SIM800L ...
Quando encontrares o baud correcto e receberes o OK do modem então sim estas pronto para agora o colocar no arduino.
Caso não tenhas um interface FTDI podes sempre arrancar o atmega 328 de um arduino Duemilanove e assim usares o ftdi232 que esta onboard .Necessitas de o arrancar para que ele não interfira nos pinos TX e RX já que eles esta diretamente ligados ao 328