Tenho um Arduino Nano que não recebe o código

Tenho um Arduino Nano que Tem o LED TX a piscar, e quando tento enviar um código da IDE, compila normalmente, mas depois fica a enviar eternamente. Já me disseram que deveria procurar um codec, mas não encontrei nenhum. Se enquanto está a enviar, pressionar o botão de reset, dá erro

A IDE reconhece o Arduino, O Unico código que coloquei foi um exemplo (Basics > Blink)

Estou a começar a aprender com Arduino e ainda não tenho muita agilidade com o IDE.

Se alguém poder ajudar agradeço

Obrigado

Olá! Bem vindo ao Forum.

Que codec seria esse? :thinking:

Se você conseguiu fazer o upload do programa blink, não teria motivo para não conseguir fazer upload de outro programa (o mesmo tal codec seria necessário).

A maioria dos clones de Arduino Nano usa um para se comunicar com o computador um chip chamado CH340. É necessário instalar no PC o software desse chip para que a comunicação dê certo.

Você tem certeza que fez upload do blink? (geralmente ele já vem instalado na placa quando você compra).

a placa não é minha emprestaram-ma (a funcionar), mas não consigo enviar qualquer programação para a mesma, compila, mas depois fica a enviar eternamente, o dono original da placa disse-me que poderia não ser compatível com o meu pc e que tentá-se encontrar um codec que desse para instalar no pc para comunicar com o nano

qual é o software do CH340?

Acho difícil que seja isso.

Antes de chegar nesse ponto, vamos para algumas outras hipóteses:

1. ele te emprestou a placa com o cabo que ele usava? (às vezes tenta-se usar a placa com um cabo que serve apenas para carregamento de equipamentos, não transmite dados...).

2. se o seu computador usa Windows, quando você conecta a placa faz um som? O que aparece no gerenciador de dispositivos?

3. você pode mandar uma foto dos dois lados da placa?

O Cabo é o Mesmo

Faz o som do windows, e aparece no gerenciador.

Isso é o que aparece no meu gerenciador. É semelhante ao teu?

Esse é o chip CH340

É igual só por dizer que está na COM 10 mas isso não interessa

De fato, a porta COM ser diferente não importa, mas se o seu computador identifica o Nano como "USB-SERIAL CH340" então você já tem o driver instalado e o problema é outro (ainda a ser descoberto).

mas tem instalado porque andei á procura de driveres comuns dos Arduinos e por acaso calhou de ser o drive do CH340

Por exemplo tenho aqui o código, a tentar dar upload á 20 ,30 min e nada:

1. Feche o monitor serial e tente novamente.

2. Se não der certo, renicie o computador e tente novamente.

3. Se ainda assim não der certo, tente fazer o upload usando a opção "old bootloader" no menu abaixo

OK irei tentar isso, mas hoje já não consigo

de qualquer forma muito obrigado pelo apoio

Sem problemas!

Por nada!