Boa noite pessoal, primeiro post, eu sou noob e uso o Arduino nano com atmega328, estou usando ele há uns 2 meses, esses dias atrás coloquei ele no notebook de um colega pra retonar dados pelo serial monitor mas nada aconteceu, até achei estranho.
Quando cheguei em casa o arduino não queria ligar e entrei em pânico... XD. Peguei uma fonte retificadora de 5, 80 volts liguei na tomada e joguei no pino de 5V e ligou, consegui compilar, retornar dados pela serial. O pino 13 parece que já era, quando coloco ele em HIGH ele fica em 2, 93 volts. Por curiosidade medi a tensão no plug frontal usb no gabinete e vi que era 12 volts., depois medi as entradas de trás e vi que ficavam mais ou menos 17 volts. Será que foi por isso que detonou o arduino?
Pelo que vi quando alimenta pelo usb, não passa pelo regulador de tensão.
NO aguardo...
Obs: esqueci de dizer qual é a placa mãe, é uma GIGABYTE GA-78LMT-SP2
Por acaso já viste o esquema do nano?
No pino 13 ele tem um LED... se calhar isso explica os 2,93V, não será?
Qual é mesmo o teu problema? Quando ele voltou a funcionar, tinha-lo ligado no teu computador ou no notebook do teu colega?
O que é que estava a correr no notebook do teu colega? Estava tudo correctamente configurado?
Por curiosidade medi a tensão no plug frontal usb no gabinete e vi que era 12 volts., depois medi as entradas de trás e vi que ficavam mais ou menos 17 volts. Será que foi por isso que detonou o arduino?
Estas a afirmar que a tua USB tem 12V?
A tensao USB é SEMPRE e somente 5V amigo.
Se fosse só a porta do gabinete, até poderíamos imaginar alguma gambiarra, mas nas portas usb da placa mãe é difícil acreditar em 12v. Creio que teu multímetro está meio fora =P
Então bubulindo, você tem razão o pino 13 estã em HIGH então o led embutido fica ligado e isso explica os 2,93 volts. Eu liguei ele no notebook do meu amigo e apareceu uma barra de progresso dizendo que estava configurando o dispositivo mas eu não me preocupei achei que era normal agora acho que deveria ter cancelado aquilo...quando cheguei em casa ele só ligava a partir de alimentação externa.
Eu medi de volta a tensão e dessa vez deu 5 volts e pouquinho, não sei oque aconteceu da primeira vez talvez tenha sido instabilidade sei lá, mas tenho certeza que deu uma tensão bem alta.