Olá, pessoal.
Alguém poderia me ajudar por favor? Não estou conseguindo fazer a comunicação entre o Arduino nano e o módulo A7672SA 4G LTE. Nos pinos RX e TX do Arduino nano, os pinos estão com 4,7V. No Pino RX do módulo está com 3,3V e no TX com 1,3V.
Será se eu usar 2 trimpot tipo 10k ou 50k daria para fazer essa ligação? Antes eu havia ligados os jumpers direto pino a pino e não comunicou, creio que por conta dessa diferença de tensão nos pinos.
desde já agradeço a atenção e ajuda de todos.
Poste um link mostrando os dados técnicos, (ou datasheet), deste modulo,
A7672SA 4G LTE
Se voce mediu estas voltagens com o voltimetro pode haver distorções de valores.
Medir pinos de saída e entrada de dispositivos eletronicos com voltimetro nem sempre consegue saber valor certo, pois pode haver pulsos ou estar em LOW ou HIGH.
O correto para equalizar niveis de voltagem entre dispositivos é o uso de modulos como este da foto:
(Conversor5 de nivel logico).
Aqui, tem o link com a documentação. Muito dados nos PDFs e ainda não achei o esquema específico para a ligação dos pinos.
A7672X-SIM767XX-Series-Compatible-Design_V1.00.pdf (3,0,MB)
Para facilitar a ajuda, post um esquematico do seu projeto, (Pode ser desenhado a mão livre), e usando as tags poste o seu código.
Uso das tags:
#include <SoftwareSerial.h>
SoftwareSerial simSerial(7, 8); // RX, TX
// Defina suas credenciais da APN
const char* apn = "seu_apn"; // Substitua pelo APN da sua operadora
const char* user = "seu_usuario"; // Substitua pelo usuário da APN
const char* pass = "sua_senha"; // Substitua pela senha da APN
void setup() {
Serial.begin(9600);
simSerial.begin(9600);
Serial.println("Iniciando o módulo A7672...");
delay(1000);
// Configura o módulo
sendATCommand("AT"); // Testa a comunicação com o módulo
sendATCommand("AT+CGATT=1"); // Ativar a conexão GPRS
sendATCommand("AT+SAPBR=3,1,\"CONTYPE\",\"GPRS\""); // Configurar o tipo de conexão
sendATCommand("AT+SAPBR=3,1,\"APN\",\"" + String(apn) + "\""); // Configurar APN
sendATCommand("AT+SAPBR=3,1,\"USER\",\"" + String(user) + "\""); // Configurar usuário
sendATCommand("AT+SAPBR=3,1,\"PWD\",\"" + String(pass) + "\""); // Configurar senha
sendATCommand("AT+SAPBR=1,1"); // Abrir a conexão
delay(2000);
// Testar a comunicação
sendATCommand("AT+SAPBR?"); // Verificar o estado da conexão
}
void loop() {
// Aqui você pode adicionar mais funcionalidades
}
void sendATCommand(String command) {
simSerial.println(command);
delay(1000);
while (simSerial.available()) {