TIP120 - Não consigo satuar o transistor

Olá pessoal.

Estou montando um pequeno circuito para ligar um motorzinho de bomba d'água, daqueles usados em limpador de pára-brisa de carros.
O motor consome 12V, 3A, e eu comprei uma fonte 12V/5A para alimentá-lo.

Minha idéia é usar o TIP120 para ligar um relê, e o relê alimenta o motor, mas não estou conseguindo.
Está tudo montado numa protoboard.
O Relê é de 12V.

Circuito

Push-button no pino D2 do Arduino que liga a saída D3.

O pino D3 está ligado num resistor de 180?, ligado na Base do TIP120.
TIP120
Coletor ligado diretamente no +12V da fonte
Emissor ligado diretamente na bobina do relê
Outra saída da bobina do relê está ligada no GND da fonte
Um diodo ligado em paralelo à bobina do relê para proteger o TIP

MAS, quando eu aperto o push-button o relê não bate.

Usando um multímetro, vejo que o D3 tá subindo pra 4.88V, e a base do TIP tá recebendo 22mA depois do resistor.
Notei que o DDP entre coletor e emissor do TIP fica em +- 1.8V, não importando se D3 está HIGH ou LOW.
Se eu retiro o jumper do pino D3, a DDP do TIP cai pra zero... parece que o Arduino está aterrando o TIP de alguma forma, não consigo entender.

Alguém sabe apontar o meu erro?

A bobina do relê tem polaridade para ser ligada?
Por acaso, o correto é ligar o positivo no motor e o negativo no transistor?

Só pra deixar claro, noob aqui, primeiro projetinho que eu to montando com Arduino XD

Grato,
Cleber.

Verifica a tua ligaçao se esta de acordo com este esquema.

Coletor ligado diretamente no +12V da fonte
Emissor ligado diretamente na bobina do relê
Outra saída da bobina do relê está ligada no GND da fonte

Pelo que dizes devias usar esta ligaçao para um Transistor PNP, so que o TIP120 é NPN

arduino_tip120_schem.png

Obrigado Hugo!

Vou analisar o seu esquema de ligação do transistor NPN e montar o circuito corretamente.

Rapaz,

Alimento um motor semelhante em um braço mecanico, usando o arduino.

Para isso uso o Rele Sanyou SRD-S-105D, para acionalo utilizo um BC548. Acredito que possa fazer o mesmo evitando assim controlar circuitos e/ou componentes de potencia com o seu arduino.

:wink:

Anthony Collucci, grato pela dica, mas estou interessado em aprender eletronica mais a fundo, por isso vou montar um sistema mais "parrudo".

HugoPT, não sei o que ocorreu, mas aquela imagem do circuito exemplo que você montou sumiu =(

Bom, de qualquer forma, continuei pesquisando e achei um tutorial bem legal sobre transistores:

Eu montei o circuito exemplo, que é exatamente o que eu quero.

Transistor: TIP120
LOAD (RL): Relê Metaltec AT1RC2
Rb: 180Ohms

Só que o circuito (relê) só funciona ligando o Emissor nos 2 GND ao mesmo tempo: da fonte 12V e do Arduino.
Alguém pode me explicar porque precisei dos 2 terras ao mesmo tempo?
Somente o terra da fonte não serve? Porque?

Grato!

Alguém pode me explicar porque precisei dos 2 terras ao mesmo tempo?
Somente o terra da fonte não serve? Porque?

Na situaçao normal tens de ter o terra da Fonte ligado ao terra do arduino.Se nao ligares o terra entre a bateria e o arduino nao irá cicular corrente vinda da bateria.Resumindo todos os pinos de terra tem de estar todos ao mesmo potencial OV

como ja haviam dito você precisa de um transistor PNP, no caso um 2N3904 seria uma boa sugestão.