Estou montando um pequeno circuito para ligar um motorzinho de bomba d'água, daqueles usados em limpador de pára-brisa de carros.
O motor consome 12V, 3A, e eu comprei uma fonte 12V/5A para alimentá-lo.
Minha idéia é usar o TIP120 para ligar um relê, e o relê alimenta o motor, mas não estou conseguindo.
Está tudo montado numa protoboard.
O Relê é de 12V.
Circuito
Push-button no pino D2 do Arduino que liga a saída D3.
O pino D3 está ligado num resistor de 180?, ligado na Base do TIP120. TIP120
Coletor ligado diretamente no +12V da fonte
Emissor ligado diretamente na bobina do relê
Outra saída da bobina do relê está ligada no GND da fonte
Um diodo ligado em paralelo à bobina do relê para proteger o TIP
MAS, quando eu aperto o push-button o relê não bate.
Usando um multímetro, vejo que o D3 tá subindo pra 4.88V, e a base do TIP tá recebendo 22mA depois do resistor.
Notei que o DDP entre coletor e emissor do TIP fica em +- 1.8V, não importando se D3 está HIGH ou LOW.
Se eu retiro o jumper do pino D3, a DDP do TIP cai pra zero... parece que o Arduino está aterrando o TIP de alguma forma, não consigo entender.
Alguém sabe apontar o meu erro?
A bobina do relê tem polaridade para ser ligada?
Por acaso, o correto é ligar o positivo no motor e o negativo no transistor?
Só pra deixar claro, noob aqui, primeiro projetinho que eu to montando com Arduino XD
Alimento um motor semelhante em um braço mecanico, usando o arduino.
Para isso uso o Rele Sanyou SRD-S-105D, para acionalo utilizo um BC548. Acredito que possa fazer o mesmo evitando assim controlar circuitos e/ou componentes de potencia com o seu arduino.
Só que o circuito (relê) só funciona ligando o Emissor nos 2 GND ao mesmo tempo:da fonte 12V e do Arduino.
Alguém pode me explicar porque precisei dos 2 terras ao mesmo tempo?
Somente o terra da fonte não serve? Porque?
Alguém pode me explicar porque precisei dos 2 terras ao mesmo tempo?
Somente o terra da fonte não serve? Porque?
Na situaçao normal tens de ter o terra da Fonte ligado ao terra do arduino.Se nao ligares o terra entre a bateria e o arduino nao irá cicular corrente vinda da bateria.Resumindo todos os pinos de terra tem de estar todos ao mesmo potencial OV