Transistor ou relé ?

Pessoal, estou com um problema em um projeto usando arduino e sensores e não estou conseguindo resolver usando transistor(talvez esteja usando o errado!).
Tenho alguns sensores para coletar dados de clima e um modulo wifi esp8266, porem, como coleto os dados a cada 10 minutos eu pensei em ligar os sensores e o ESP apenas na hora da coleta, para isso, estou tentando usar o transistor 2N3906 mas ocorre uma queda de tensão e provavelmente de corrente pois um dos sensores de temperatura(ds18b20) retorna valor -99 como temperatura e o ESP não funciona corretamente.... sera que existe algum transistor que não cause perda de tensão e corrente ou algum relé que eu possa usar no lugar do transistor ?

Dando uma pesquisada vi um exemplo de um relé cuja descrição do relé é "rele 5v SPDT", mas liguei em uma loja e falaram que esse spdt não existe ou que não tem significado pra eles, por causa disso não sei se um rele resolve!

Single Pole Double Throw... se a loja é brasileira, eles não vão entender o que é. Se mostrares o simbolo que está nesta página eles vão perceber o que é.

https://learn.sparkfun.com/tutorials/switch-basics/poles-and-throws-open-and-closed

O que é que activa esse relé de 5 em 5 minutos?

Já pensaste em colocar o ESP8266 a dormir?

O ESP8266, pode ligar-se à net para ir ver a hora corrente e de 10 em 10 minutos ler e enviar essa temperatura sem teres problemas com a tensão.

bubulindo:
Single Pole Double Throw... se a loja é brasileira, eles não vão entender o que é. Se mostrares o simbolo que está nesta página eles vão perceber o que é.

https://learn.sparkfun.com/tutorials/switch-basics/poles-and-throws-open-and-closed

O que é que activa esse relé de 5 em 5 minutos?

Já pensaste em colocar o ESP8266 a dormir?

O ESP8266, pode ligar-se à net para ir ver a hora corrente e de 10 em 10 minutos ler e enviar essa temperatura sem teres problemas com a tensão.

Sobre o ESP, eu prefiro controlar ele pelo arduino e usar ele apenas para enviar e receber dados!

Dando uma pesquisada no uso do transistor 2n3906 descobri que eu estava conectando ele de forma errada(rsrsrs), descobri que deveria ligar ele no positivo para usar como interruptor e controlar por uma porta digital, dai coloquei um na alimentação dos sensores e outro para o ESP-01 e funcionou, mas ao ligar um multímetro na alimentação do ESP eu vi que ele fica com uma tensão de 1,5 volts (não lembro o valor exato, mas era +- isso!) enquanto esta desligado, dai estou pensando em usar o transistor 2n3904 no lugar conectando ao negativo, acho que dessa forma eu consigo evitar essa tensão de 1,5 volts... será ??!!

O transistor vai ter uma queda de tensão... poderá ser isso que está a acontecer. Já viste o datasheet desse transistor?

A ideia que dei é a mais correcta, mas se preferes tomar uma decisão sem medir o que te foi dito, fazes bem. É da maneira que aprendes mais... e possivelmente chegas à mesma conclusão do que te foi dito.