Boa tarde ...
Estou precisando transmitir e receber dados (uma mensagem simples) usando Rádio UHF ou VHF, alguém já fez algo parecido usando alguma shield?
Estou precisando transmitir um dado em uma distância de aproximadamente 10km para ligar e desligar um sistema de irrigação que já está pronto, não tenho internet no local e também não quero usar Wi-fi já que isso depende das antenas terem visada. Por isso veio a idéia de usar Rádio UHF ou VHF, que não precisa ter visada.
Existem diversos módulos TX RX ou transceivers por UHF ou VHF disponiveis . No Aliexpress encontra vários. O importante nessa aplicação em 10km seria uma boa antena bem como sua altura, além da potencia necessária.
Bom, considerando que a distância necessária é 10km e que LoRa consegue atingir essa distância e até maiores em cambo aberto, além de estar na faixa de frequência de VHF - 915MHz (Brasil), esta pode ser uma boa solução.
Tem muita coisa desenvolvida em cima disso. Entretanto, LoRaWAN não é muito boa para controle dado que não tema garantia que a mensagem será enviada na hora solicitada.
Outra opção é utilizar um XBee, que tem modelos que operam na faixa de 900 MHz e podem alcançar grandes distâncias dependendo da configuração e ganho da antena.
Ola,
Para transmitir algo a 10km ou mais ira precisar operar em uma frequência comercial de radio comunicação privada, tera que comprar uma licença junto a Anatel no Brasil ou ANACOM em Portugal.
Temos mais duas alternativas a beira da legislação Brasileira:
Obter uma licença de radio amador, necessário fazer uma prova, e operar nas frequências adequadas, e seguir todo o protocolo aplicado esse modo de radio comunicação.
Usar os canais de telecomando na faixa do cidadão PX (27MHz), com ou sem registro de licença de operador/estação PX.
Resolvido esse problema.
Para enviar e receber os comandos, pode usar a biblioteca SoftModem.