Unidade de Teste ADSL com Arduino ??

Olá pessoal hoje trago duvidas sobre um projecto um pouco ambicioso e que não tenho ideia sobre como se pega, tenho uns Amigos meus que são Técnicos de Telecomunicações em Portugal como eu também já fui, e existia uma dificuldade que era o facto de poder testar os valores de ADSL em qualquer ponto da Linha ou seja sem ter alimentação no local, eu na altura arranjei no OLX uma maquina de Diagnostico ADSL que tinha vindo dos EUA, e que era maravilhosa, tinha bateria que aguentava facilmente 2 semanas, um visor LCD, e em tempo real dava me valores de Upload,Download,Atenuação e Margem de Ruido.

O que pretendia agora era construir para eles e com ajuda de um arduino uma coisa igual, eu posso agregar uma Bateria a um Router que vai sincronizar com a linha, mas para ler os valores teria que aceder a pagina do router num computador e ler os valores, o que pretendo e que esses valores sejam obtidos num ecra LCD.

é possivel?

Boas Assim de repente estou a imaginar ligar um modem que tenha suporte snmp e ir ler esses dados via snmp ao modem/router usando uma biblioteca snmp no arduino.Lês os OID's que te interessam e apresentas num LCD. Muitos modem router trazem suporte snmp, que tem toda essa informaçao que queres ler, em teoria consegues o que pretendes, a questao é o custo que isso pode ter.(modem/router placa ethernet + arduino , lcd , bateria ...)

Descobri este projecto no YouTube, mas não consigo entender como funciona, se fosse possivel assim pelo menos Upload e Download já dava muito jeito.

pacheco784: Descobri este projecto no YouTube, mas não consigo entender como funciona, se fosse possivel assim pelo menos Upload e Download já dava muito jeito.

https://www.youtube.com/watch?v=ZHGDKg6u5WU

Viva.

Networking também ando nisso.

Num adsl tester, tens de ter em consideração que para conheceres os valores de ligação adsl que tens na linha, os valores são fornecidos por um chips adsl, os mesmos ou parecidos com os que estão nos modems adsl.

Esse teu video do youtube, é baseado em LCD smarties, uma aplicação de windows ( que da informação das placas de rede que o PC tem instaladas ). Basicamente envia por serial ( neste caso o USB ) para o arduino os valores das ligações de rede existentes no pcl. Passa por aqui: arssant.blogspot.com . O principio é o mesmo: ler os valores das diferentes placas de rede e enviar a info por serial para o arduino, no meu caso um router com dd-wrt ( linux ).

No teu caso terias de ter um equipamento que se sincronize na linha ADSL a testar, e envia a info da linha para o arduino. Mais ainda, desconheço equipamento adsl baseado em Arduino.

Boas, pois la esta desconhço uma solução assim, já agora esta muito bom o teu projecto, em ultimo caso em pensei em ter um Router a Bateria um Arduino Ethernet e um Sketch que faça o Arduino ligar-se ao router atravez do IP de configuração, ler as informações e reproduzi-las no LCD.

É possível?

Cumprimentos

Passa por aqui: arssant.blogspot.com . O principio é o mesmo: ler os valores das diferentes placas de rede e enviar a info por serial para o arduino, no meu caso um router com dd-wrt ( linux ).

Gostei, tambem ja fiz isso mas com router Mikrotik Espreita aqui

em ultimo caso em pensei em ter um Router a Bateria um Arduino Ethernet e um Sketch que faça o Arduino ligar-se ao router atravez do IP de configuração, ler as informações e reproduzi-las no LCD.

É possível?

Pacheco784 leu a minha sugestão do snmp? O snmp tem toda a informaçao que queres apresentar, basta captura-la e apresenta-la.O principio é semelhante ao que eu fiz e ao que o arssant fez.

pacheco784: Router a Bateria um Arduino Ethernet e um Sketch que faça o Arduino ligar-se ao router atravez do IP de configuração, ler as informações e reproduzi-las no LCD.

É possível?

Cumprimentos

Boas.

Penso que sim, tens de ter o modem configurado ja com os vpi/vci correctos para a linha a testar, deveras ter sincronismo, mesmo sem autentificar.

Como disse o HugoPT, snmp seria uma solução, tens de ter um modem com essa função disponível, drayteck, fritzbox, ciscos, alguns linksys tem isso implementado nos seus frimwares. Ja nao trabalho muito com adsl, agora so mesmo routers e APs.

Se tivesse com esse teu projecto, era pegar num modem com suporte linux, no dd-wrt ha so um buffalo com suporte adsl, no open-wrt, sei que existem varios. Isto porque evitavas o snmp no arduino para comunicar com o modem ( nem sei se isso funciona do lado do arduino como snmp ). Mas passa por aqui http://labdegaragem.com/forum/topics/ethernet-shield-w5100-para-arduino-snmp e google "arduino snmp". Mesmo sem snmp, se conseguires fazer um get/post/resquest pelo arduino da pagina web do router onde esta a info da linha/sincronismo, era fazer um parse dos dados para o lcd.

HugoPT:
Gostei, tambem ja fiz isso mas com router Mikrotik Espreita aqui

Viva.

Gostei… pelo pouco que vi, és muito mais programador do que eu :slight_smile:
A minha área é redes, e maquinas com linux, programar: desde a faculdade foi um castigo.
Também tenho por aqui aqui um mikrotik, uma RouterBoard RBxx com suporte 3g, vou ver isso melhor.

Boa Noite, sim andei a procurar por SNMP mas penso que nenhum dos Router que tenho disponível serve, sao eles ZyxEL e Thomsom TG784.

Por acaso andei as voltas com isso mas não sei como “apanhar” essas informações do Router.

Por acaso andei as voltas com isso mas não sei como "apanhar" essas informações do Router.

è muito simples, se o teu router tiver snmp, basta activa-lo e de um equipamento da tua rede podes perguntar ao teu router por informações que desejas sobre items (OID's) que conteem informaçoes(velocidades, taxa de transmissao , sincronismos, activar ou desactivar interfaces ...) diversas ou inclusive setar algumas opções via snmp(se tiveres permissão para isso). O Thomson penso que não tem suporte snmp mas o Zyxcel talvez tenha, qual o modelo que tens?