Velocidade serial

Boas pessoal o que interfere a velocidade da serial.

Eu estou com o arduino ligado ao pc e um programa no pc a comandar o arduino .

Se meter por exemplo a velocidade da serial no arduino a (250000) ou mais posso perder dados?

Se sim qual a velocidade máxima segura ?

Boas pessoal o que interfere a velocidade da serial.

Distancia (capacitancia do bus) , velocidade de transmissao,o proprio clock do atmega.

Se meter por exemplo a velocidade da serial no arduino a (250000) ou mais posso perder dados?

Sem duvida, deves implementar medidas de verificação (checksum,CRC ...) para validares a integridade dos dados transmitidos e detectares erros.

eu estou a enviar 4 temperaturas para o pc o pc processa o que fazer e enviar novamente para o arduino.

agora estou com timer de 500 milisegundos , só nao tenho a certeza da velocidade que deva colocar na transmissao

9600 bits por segundo é algo comum, mas se queres algo mais rápido coloca 115200.

Já agora, fica a dica que as velocidades da porta série, por norma, não são à escolha do freguês. Existem valores predefinidos para os quais existem drivers feitos para PCs e chips USB e as próprias portas série existentes nos microcontroladores estão optimizadas para ter um comportamento óptimo nesses valores.

Dito isto, não é impossível ter uma velocidade aleatória... apenas é mais difícil de implementar com sucesso do que utilizando as velocidades standard.