Não sei se entendi bem quais são as dúvidas, por favor, me diga se eu me equivocar nas respostas abaixo.
junior0346:
1- se preciso de 4 portas para entradas de tenões e 4 para sãídas nos display.
se desejas ler 4 tensões (quatro motores) simultaneamente, precisarás de 4 entradas.
para o LCD já tens o número de portas necessárias, afinal já estás a usar, a não ser que queiras um LCD para cada motor, mas ai a quantidade de portas em um UNO será insuficiente, obrigando-o a usar shiftregisters ou um arduino mega.
Podes colocar os 4 resultados em um único LCD, tipo:
M1: OK M2: RUIM
M3: RUIM M4: OK
junior0346:
2-preciso quando acionar que o motor esta ruim acionar uma porta de saida que liga um led vermelhor se puder me ajudar desde ja agradeço
Como o tecdiego postou, você só precisa definir a porta como output (normalmente fazemos isso no setup()) e colocá-lá como HIGH após o IF.
Mas agora pergunto, quem aciona o motor e quem aciona o inicio da leitura, o mesmo botão?
junior0346:
3-como posto fotos do projeto aqui ?
Se as fotos forem pequenas você pode anexá-las ao post, caso contrário terás de colocar em algum site e usar o ícone insert image para exibi-la.
Existe um grande número de possibilidades, por exemplo, poderias colocar todo o código no setup() e usar o pino do reset para iniciar o teste pelo arduíno, a comparação sempre será com "IF" e a ação estará depois do "IF" ou do "ELSE".
Fica difícil ajudar, pois não da para saber o quanto de programação você sabe (ou não sabe).
Você já fez o exemplo Blink?