Boa tarde, pessoal, tudo bem?
É possível criar um voltímetro que faça a medição de pulsos de uma cerca elétrica rural, que trabalha na faixa de 10-11 mil Volts?
A cerca trabalha com pulsos, no intervalo de +- 2 segundos, eu precisava medir essa voltagem no fim da cerca para monitoramento, e faria o envio desse sinal via rádio.
Alguém pode me ajudar?
Agradeço desde já.
Sim, é possivel.
Vc disse que eles acontecem 1 vez a cada +- 2 segundos, mas quando acontecem duram quanto tempo, e voce sabe qual é a frequencia e formato destes pulsos.
Olá @ruilviana , tudo bem?
Essas são as informações do fabricante, não sei informar a frequência:
*** Energia acumulada: 30,00 Joules;**
*** Energia liberada: 29,00 Joules;**
*** Tensão de saída sem carga: 10,5 kV;**
Sobre a duração do pulso, é só a passagem do choque mesmo, não chega durar meio segundo.
Eu pensei em usar algum transformador para baixar a tensão e medir a voltagem, mas sem informações sobre frequencia, fica dificil.
A outra opção seria o uso de divisores resistivos, mas acredito que daria erro muito grande de medida.
Adicionando às informações do @ruilviana, se usar um divisor resistivo, devem ser resistores especiais para alta tensão, caso contrário, a corrente circulará por fora do invólucro e a tensão na saída do divisor será muito mais alta do que o previsto teoricamente.
Já vi um osciloscópio ser danificado por uma ponteira de alta tensão "caseira", apesar de meu conselho para que não fosse utilizada.
O uso de transformador, sugerido pelo @ruilviana, é também possível, desde que seja um transformador de pulso, semelhante ao que é utilizado para disparar tiristores, por exemplo. Claro que o transformador deverá ser utilizado junto com o atenuador, construído com resistores especiais para alta tensão.
Os detalhes do sinal elétrico, se este equipamento que usas atende às normas, podem ser vistos na norma técnica ABNT NBR 16046-1. Mas acredito que os eletrificadores de cerca modernos usem pulsos de alguns microssegundos até poucos milissegundos, repetidos a cada 1 ou 2 segundos.
Por último, mas não menos importante, acho que será difícil utilizar um voltímetro convencional para fazer esta medição. Talvez um analisador de pulso, quem sabe construído à volta de um Arduino, possa fazer um bom trabalho.
Bom dia, pessoal.
Obrigado pelas informações, vou atrás de tentar fazer agora, agradeço demais as informações.
Olá, conseguiu evoluir ? Também venho realizando teste em projeto parecido e não obtive êxito ainda.
Vc pode tentar usar um transformador de flash eletronico ou bobina automotiva ou um desses kits de experimento de alta tensão ligado inversamente para reduzir a tensão. Mas provavelmente não terá precisão.