Xbee e outra dúvida.

Olá galera, tudo bom? Eu gostaria de tirar uma dúvida... Tendo dois chips Xbee...um conectado ao arduino (funcionando com um servidor) e o outro em um possivel modulo. Como seria possivel essa comunicação? Sem outro arduino, ao que o Xbee deveria estar conectado?

Outra dúvida... Um exemplo, eu tenho um sensor de presença infravermelho que precisa de 12volts (ele tem 3 fios, terra, gnd e sinal)...Já que o arduino não alimenta os 12volts seria apenas necessario colocar uma bateria 12volts no gnd e terra e ligar normalmente o sinal no arduino? Obrigado galera, desculpe pelas perguntas bestas...sou iniciante :)

up

Vou melhorar o que eu gostaria de dizer... Eu preciso que a partir de um servidor (ethernet shield+arduino+xbee) eu controle um sistema de 2 relês com outro xbee. Como consigo fazer essa comunicação e jogar a corrente necessaria para a ativação dos relês? Alguem pdoeria ajudar?

Pesquise por xbee standalone.

Não teria uma forma de fazer sem precisar de uma placa dessa forma não?

Consegue usando reles de 3v num dos pinos de saida digital do xbee (que nem precisaria estar ligado no arduino, somente alimentado por 3v) no local A e outro xbee acoplado ao arduino e ao ethernet shield servindo como base. Assim quando quiser ligar o rele, o xbee da base (coordinator) manda para o xbee do local A a ordem para liberar saida digital no pino do xbee ligado ao rele. Isso da para dazer usando o xbee api....

jbpkruppa: Consegue usando reles de 3v num dos pinos de saida digital do xbee (que nem precisaria estar ligado no arduino, somente alimentado por 3v) no local A e outro xbee acoplado ao arduino e ao ethernet shield servindo como base. Assim quando quiser ligar o rele, o xbee da base (coordinator) manda para o xbee do local A a ordem para liberar saida digital no pino do xbee ligado ao rele. Isso da para dazer usando o xbee api....

Duvido muito que a XBee consiga activar um relé sem mais componentes... um transistor, por exemplo.

Também vais precisar dum conversor de tensão para alimentares a XBee a 3V.

Certo, eu dei uma lida melhor sobre o Xbee e consegui entender + - como funciona. Bem, como seria possivel fazer algo mais barato usando um microcontrolador a parte (O Xbee já possui um microcontrolador) e um meio de comunicação sem fio mais em conta? Quais são minhas outras opções de comunicação serial sem fio (lembrando que posso usar microcontroladores separados para receber e enviar comandos).

obrigado

nRF24L01 é mesmo o mais barato que se encontra por aí acho.

Vou da uma olhada e uma lida sobre ele. Ele só permite a comunicação ou é possivel programa-lo? Obrigado

Só comunicação.

Obrigado!!

bubulindo, com esse NRF24L01 eu consigo enviar uma mensagem para vários deles? Eu estava pesquisando que os trans RF que trabalham com uma frequencia de 434Mhz só conseguem enviar para um recep da mesma frequencia (poderia explicar o motivo?). Já que a frequência trabalhada com o dispositivo que você me indicou é a mesma freq de um Xbee (2.4Ghz) eu consigo essa comunicação com vários deles?

obrigado mais uma vez

sim, mas se não me engano apenas 5.

Pelo que leu já entendeu o que quero fazer, utilizar o arduino para enviar mensagens para atuadores sem fio, certo? O Xbee seria uma alternativa...porém acho um pouco caro...Além de poder usar esse modulo RF citado, teria como eu fazer uma comunicação a partir de modulos wifi ?Como seria possivel e que material seria necessário? Existe alguma biblioteca no arduino que trabalhe com isso? Poderia ser mais barato eu me comunicar do arduino+ethernet com outros microcontroladores a partir desses modulos wifi, mas como?

Obrigado!

modulos wifi ou wireless