Ajuda no Kicad

Olá

Comecei a aprender usar o Kicad...
To agarrado aqui em algumas dúvidas inicias, apesar de ter procurado na internet sobre as questões ainda não consegui resolver. Se alguém puder ajudar agradeço muito:

No editor de esquemas, tem como mudar a escala do desenho de forma a distribuir melhor o desenho na folha?

Fiz um circuito e na hora de rodar o ERC tá dando as seguintes mensagens:
"rrType(3): Pin connected to some others pins but no pin to drive it
@ (113,030 mm,57,150 mm): Cmp #PWR02, Pin 1 (power_in) not driven (Net 27)
ErrType(4): Conflict problem between pins. Severity: warning
@ (146,050 mm,62,230 mm): Cmp U1, Pin VO (power_out) connected to
@ (144,780 mm,92,710 mm): Cmp IC1, Pin 22 (BiDi) (net 25)
ErrType(3): Pin connected to some others pins but no pin to drive it
@ (128,270 mm,83,820 mm): Cmp #PWR05, Pin 1 (power_in) not driven (Net 1)"

Meu esquema ficou assim: http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/scheme.jpg

Tem alguma coisa errada no esquema? Como faz pra tirar esses erros?

Nesse esquema, depois de gerar o Netlist, abrindo no editor de PCI não estão aparecendo as rotas do regulador 7805 até o Atmega, deve ser problema no esquema em sí?

Alguma dica na hora de definir os footprints dos componentes? Procurei que nem um maluco aqui os footprints da barra de pinos e barra de pinos curva e não achei de jeito nenhum.

Se alguém quiser, os arquivos do Kicad com os erros: http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/Pocket.rar

Qualquer dica será muito bem vinda.

Obrigado,
Rodrigo

Ok,
No caso das conexões do 7805, isso aqui resolveu: http://osdir.com/ml/cad.kicad.user/2008-05/msg00062.html

Pelo jeito também não é possível mudar o tamanho do capacitor.
Nessa questão isso aqui funcionou perfeito!!: Kicad

Tem uns modulos adicionais entre outras coisas.

Alou DanDare,

Eh isso ae, funfa assim: no scheme tu poe soh "R", "C, "NPN"...
Eh no module q vc escolhe..
Os caps aqui sao: C1vX ateh C3vX, deve ter uns 15.

Reguladores são mais chatos pq ele pede os pins: VI, VO e GND.
Se vc usar um npn ou algo vem 1,2,3 ou E/B/D.
Mas experimenta o module editor, é mto pratico e rápido se vc ñ achar como qr.

Pde cre kra, o unico chato é qdo tu tá perdido no nome das coisas.
Depois flui...

Baixa o meu scheme e dá um look como fiz, to enviando versão novs.

PS.: q bacana esse ultimo link, esse ñ tinha achado.

Alô nofxx,

Valeu pelos comentários.
O link que passei, carreguei aqui os arquivos .mod, pelo menos os capacitores não estão funcionando, no pcbnew mostra apenas as pernas do capacitor mas nada do corpo. Pode ser versão incompatível ou vai saber....

Vou testar agora isso aqui http://www.kicadlib.org/

=== EDITADO ===
Na verdade são dois arquivos que tem que descompactar. Um deles com os arquivos .wrl, pra poder funcionar, agora deu
=== EDITADO ===

Ah, esqueci de dizer, esse tb eh mto bom.

http://library.oshec.org

E ateh q enfim alguem q coloca tudo junto.. chatice baixar picadinho...

To pensando em juntar tudo isso num repo.
Nego pode clonar e manter atualizado ou meter o dedo no DOWNLOAD,
baixar 50Mb e ser feliz. Mto melhor q clicar 500 vezes de 100kb!

Putis, eh q odeio isso, eh q nem debian q separa pacotes em 50...
Isso eh mto bom.. em 1997 qdo meu HD tinha 500Mb....
=/

E nao eh q eu achei?

Putis, tem uma pah! Ja forkei e vou adicionar os do link novo teu.
Partes de KiCAD eh q nem pokemon, we gotta collect`em all!

Saquei nofxx,

Então por partes agora:

eh q nem debian q separa pacotes em 50...

Pô, comparar logo com o Debian..... :cry: hahahahahah

Fiz a maior confusão aqui final de semana, baixei um monte de mod etc, misturou tudo umas 3 vezes, reinstalei 2 vezes a bagaça... e ainda não achei que tava procurando.

Vou começar a chamar de KickassCad ... muito show de bola, perfeito: grátis, tem o 3D e agiliza a vida.

Cara, eu nunca tive um Arduino comprado, comecei com o Severinin... Concordo que dependendo do projeto pode precisar de um shield padrão aí complica... pensando nisso depois vou criar um shield pra minha placa, vai ser o PocketDuino compatibilizator shield, só rotear os pinos pro espaçamento padrão... pra quando chegar o dia de comprar 1 Xbee. Minha idéia é fazer um punhado de shield pra plaquinha, já tenho o (RTC + EEPROM + Shift Register p/ LCD) shield pronto, só falta agora passar pro KickassCad pra casar com a nova versão. O próximo plano é criar um shield só com shift register, 2 shift in e 2 shift out.. .se conseguir caber tudo... aí vai ser moleza ligar um monte de coisa... teclado + display + monte de switch

A placa ficou assim no Kicad:

Frente:

Verso:

Ela ficou 3mm mais comprida agora :cry:

Não achei o modelo da barra de pinos fêmea e nem descobri como colocar furo solteiro pros jumpers, então usei os pin-headers normais.

Esquisito: Pro scheme usei library atmel, componente, Atmega8-P e modelo: DIP-28. Apesar de tudo OK no esquema, na pcbnew ele trocou os pinos 20 e 22, passou o GND pra VCC e vice-versa, apesar de ter checado tudo não sei o que tá rolando... só resolveu depois de editar os pinos no pcbnew.. e mesmo assim carregando o arquivo net ele volta tudo... parece até pegadinha.

To pensando seriamente em tentar fazer em double-layer.... vai dar mais trabalho na hora de imprimir mas acho que deve valer muito a pena pois 5 jumpers não tá com nada ... além de enfeiar.

Vlw !

Hehe, just like jack? Por partes?

Rapaz, agora ficou a coisa mais maravilhosa o KiCAD aqui, baixa o tgz e poe na tua /usr/share/kicad...
Kra, tem tudo, organizado e os atmel tao correto aqui...

Eh, o jeito eh fazer um shield compat mesmo...
Quanto a dual layer, tu conhece os wire wrap (fiozinhos coloridos p/ jumpear)? Se fizer furinho e soldar legal fica ateh bonito!
Mas assim q chegar os produtos de serigrafia q um amigo vai descolar vou tentar fazer dual tb :wink:

Brod, eu to louco p/ tentar mexer com SMD, ja ateh comprei um ENC28J60 e regulador SMD p/ experimentar!
Qro fazr a versao com ethernet, tudo onboard.

PS.: O Pin femea ta em "connectors/female_pcb_pin/numeropins.wrl"