Pinos TX/RX

Estou começando a utilizar as porta TX/RX porém no Arduino Uno só existem uma porta TX e uma RX

Eu vi que tem como transformar via software as outras entradas em Serial(TX/RX), porém conecto o modulo ESP8266 nas portas 6 e 7 mas mesmo assim não consigo me comunicar com o modulo

#include <SoftwareSerial.h>

//RX pino 6, TX pino 7
SoftwareSerial esp8266(6, 7);

Alguém poderia me ajudar?

O módulo está a funcionar correctamente?

Já experimentaste trocar os pinos TX e RX? O TX liga ao RX e vice-versa.

Olá Diego,

São apenas sugestões ok.

A primeira é: Você tem que fazer a comunicação realmente via serial? Se tiver, te aconselho usar um arduino tipo o Arduino Mega, ele tem várias Seriais e pode te ajudar de uma forma a não precisar ficar com soluções criativas.

Porem, se sua comunicação não precisa ser necessariamente pela serial, lembra que os microcontroladores pode conversar por outros meios como I2C, SPI e outros não tão canonicos.

Eu tentei usar essas bibliotecas que emulam saidas seriais e alem de apanhar pacas, os resultados não foram grande coisa, logo, minha sugestão é: parte logo pra um arduino mega que tem varias seriais nativas, ou tenta usar outros metodos de comunicação ok.

bubulindo:
O módulo está a funcionar correctamente?

Já experimentaste trocar os pinos TX e RX? O TX liga ao RX e vice-versa.

Sim, atualizei o módulo até pelos pinos TX e RX

Consegui simular as portas seriais via software... Muito obrigado pela ajuda

WeiderAju:
Olá Diego,

São apenas sugestões ok.

A primeira é: Você tem que fazer a comunicação realmente via serial? Se tiver, te aconselho usar um arduino tipo o Arduino Mega, ele tem várias Seriais e pode te ajudar de uma forma a não precisar ficar com soluções criativas.

Porem, se sua comunicação não precisa ser necessariamente pela serial, lembra que os microcontroladores pode conversar por outros meios como I2C, SPI e outros não tão canonicos.

Eu tentei usar essas bibliotecas que emulam saidas seriais e alem de apanhar pacas, os resultados não foram grande coisa, logo, minha sugestão é: parte logo pra um arduino mega que tem varias seriais nativas, ou tenta usar outros metodos de comunicação ok.

Estou levando muito em consideração uma placa mega porém como estou levando o custo beneficio e os modulos estão ficando meio carinhos, preciso economizar o máximo

Consegui simular os pinos, agora vou instalar o módulo bluetooth mais um emissor de para conversar com outro dispositivo

Caso de algum conflito, eu acho que vai por que estou virtualizando muitas portas seriais kkkk, serei forçado a utilizar o mega

Mas muito obrigado pelas dicas, e principalmente pelo I2C, SPI

Vou dar um boa estudada

Diego,

Minha dica a todos que ajudo e ensino sobre arduino é: "faça um estoque de componentes pra estudar, comprados da china, SEM PRESSA".

Veja bem, uma coisa é você ter prazo para um projeto, seja pra você ou pra cliente, outra é você acordar e perceber que o universo arduino e da eletrônica é gigantesco e você tera sempre muita coisa pra estudar, mas que tem tempo, e pode ir fazendo isso com o tempo.

Porem, sabemos que algumas coisas são baratissimas, como leds, ja outras , como Displays Nextion, são bem salgadas, dai o truque é toda vez que tiver um dinheiro sobrando, compre algumas coisas da china pra ir estudando, eu uso muito o aliexpress e evito o ebay.

Vá comprando sem pressa, pois as coisas as vezes demoram um pouco a chegar, e quando chegarem vá fazendo seu estoque de componentes.

O Arduino Mega por exemplo, que tem como sua base o ATMEGA2560, no aliexpress pode ser encontrado muito barato, alem de possuir uma versão mini.

Da uma olhada, faz um pedido, e tenha um pouco de paciencia.