Pinos TX/RX

Estou começando a utilizar as porta TX/RX porém no Arduino Uno só existem uma porta TX e uma RX

Eu vi que tem como transformar via software as outras entradas em Serial(TX/RX), porém conecto o modulo ESP8266 nas portas 6 e 7 mas mesmo assim não consigo me comunicar com o modulo

#include <SoftwareSerial.h>

//RX pino 6, TX pino 7
SoftwareSerial esp8266(6, 7);

Alguém poderia me ajudar?

O módulo está a funcionar correctamente?

Já experimentaste trocar os pinos TX e RX? O TX liga ao RX e vice-versa.

Olá Diego,

São apenas sugestões ok.

A primeira é: Você tem que fazer a comunicação realmente via serial? Se tiver, te aconselho usar um arduino tipo o Arduino Mega, ele tem várias Seriais e pode te ajudar de uma forma a não precisar ficar com soluções criativas.

Porem, se sua comunicação não precisa ser necessariamente pela serial, lembra que os microcontroladores pode conversar por outros meios como I2C, SPI e outros não tão canonicos.

Eu tentei usar essas bibliotecas que emulam saidas seriais e alem de apanhar pacas, os resultados não foram grande coisa, logo, minha sugestão é: parte logo pra um arduino mega que tem varias seriais nativas, ou tenta usar outros metodos de comunicação ok.

bubulindo:
O módulo está a funcionar correctamente?

Já experimentaste trocar os pinos TX e RX? O TX liga ao RX e vice-versa.

Sim, atualizei o módulo até pelos pinos TX e RX

Consegui simular as portas seriais via software... Muito obrigado pela ajuda

WeiderAju:
Olá Diego,

São apenas sugestões ok.

A primeira é: Você tem que fazer a comunicação realmente via serial? Se tiver, te aconselho usar um arduino tipo o Arduino Mega, ele tem várias Seriais e pode te ajudar de uma forma a não precisar ficar com soluções criativas.

Porem, se sua comunicação não precisa ser necessariamente pela serial, lembra que os microcontroladores pode conversar por outros meios como I2C, SPI e outros não tão canonicos.