Tipo eu a nivel de cabo consigo testar com um rolo de 100m, mas também puderemos usar uma fonte externa independente para alimentar o arduino e os sensores e deste modo já não haveria o risco das quedas de tensão no arranque de equipamentos.
Sim, uma fonte externa seria necessária. Talvez uma fonte de um computador? Ou uma fonte industrial que deite cá para fora uns 7V por exemplo...
Podes também querer dar uma vista de olhos a esta placa:
É cara... mas é uma placa equivalente a um Mega e já tem a slot para um cartão SD (ok, não é muito fácil de tirar o cartão) e tem o interface para a internet. Logo não é de todo uma hipótese a descartar principalmente pela facilidade de interligacão. Outra coisa extremamente interessante nesta placa é o regulador de tensão. Como diz lá: "and even an onboard switchmode voltage regulator so it can run on up to 28V without overheating!". No arduino mega original, se meteres mais de 12V, a placa comeca a aquecer e não será muito simples de mantê-la saudável por muito tempo.
O problema pode surgir quando quisermos interligar o shield GSM... mas até isso será fácil de tratar, digo eu.
Essa placa encontra se à venda em Portugal?
Exiatem lojas no reino unido que as comercializam, creio que pela europa também será possível de as encontrar.
Existe uma loja em Lisboa que dispões da Mega 2560, caso opte por utilizar a mega em detrimento da que referiste, irei ter sempre problemas de aquecimento ou isso dará para dar a volta utilizando tensões mais baixas?
Usando 7 volt não há problema de aquecimento.
Podes também fazer bypass ao regulador e alimentar a placa a 5V.
Em relação ao sensor de temperatura (LM35DZ) alguém já o usou?
Obtiveram bons resultados com o mesmo?
Obrigado
Estou usando os DS1820 para monitorar duas câmaras frias, estes estão a mais de 5 metros do arduino, e não tenho tido problemas para fazer a leitura, com o LM35, o datasheet indica que ele faz as leituras de temperaturas negativas, mas é necessário duas entradas analógicas para obter essa leitura, sem contar que torna-se bastante impreciso, pois é preciso de um circuito a parte (eu acabei percebendo que ele não é eficiente usando essa solução).
Com os DS1820 você pode pendurar uma boa quantidade deles.
Estou usando em ambiente industrial,
Houve três problemas para implementar que foram resolvidos
- A conexão do PC ao Arduino através da USB, o arduino parava de comunicar com o PC, mas continuava a funcionar normalmente, então substitui a conexão da USB por um circuito montado com um MAX232 para usar RS232.
- Os exemplos com o DS1820 que encontrei na internet a rotina de conversão não funcionam direito para temperatura negativa (provavelmente quem desenvolveu a rotina, não testou com temperaturas negativas)
- É necessário proteger os terminais dos DS1820 da condensação de aguá dentro das câmaras. (depois atualizo este reply, com as fotos dos sensor montado na proteção, que cá é meia-noite e estou em casa, e os sensores na empresa)
Em relação ao sensor de temperatura (LM35DZ) alguém já o usou?
Eu ja os testei e nao recomendo nada.Nao sao precisos.
Usei os para uma maqueta de uma casa inteligente e so tinha ai uns 3 metros de cabo.Se repetisse a leitura obtia sempre valores com diferença entra 1 a 3 ºC o que nao e toleravel no meu caso.Soluçao troqueios por sensores One-Wire da DALLAS o DS18B20.Sao excelentes!
Bubulindo num arterior post disseste que One-wire nao sera bom para implementar podes explicar melhor?(a soluçao que existe no mercado usa os ds18b20)
Eu aconselharia processamento local e depois comunicaçao RS485 entre os nós.
Penso que a soluçao com sensores analogicos deve ser evitada a todo o custo,so vejo desvantagem na situaçao do colega(falta de precisao, ruido industrial, necessidade de varias analogicas,necessita de acondicionamento do sinal,estremanente vulneravel)
Por outro lado um sensor one-wire com processamento local sera optimo, relembro que conheço a soluçao comercializada que existe em portugal(www.captemp.com) e usa sensores one-wire com processamento local, ligando os nos depois ou em rs485 ou em ethernet.Se quiserem ver questoes tecnicas sobre o hardware que eles usam espreitem aquihttp://www.hw-group.com/index_en.html
Devo dizer que sao muito bons.
2. Os exemplos com o DS1820 que encontrei na internet a rotina de conversão não funcionam direito para temperatura negativa (provavelmente quem desenvolveu a rotina, não testou com temperaturas negativas)
Como resolveste este problema?
Interessava-me a soluçao
Outra soluçao podera tambem passar por um software scada open-source http://www.scadabr.com.br/
Com ele podes ligar la os nós via ModbusRTU e registares as temperaturas de cada um deles.O software permite guardar em basedados sqlite e desenhares um layout bem fixe com as temperaruras em tempo real.Podes depois gerar alertas ou açoes sobre isso.
Vale a pena espreitar
Rede de automação RS485/MODBUS com Arduino - YouTube
O protocolo one wire num cabo de 200 metros não deve ser muito fiável... Que achas?
Adicionar processamento local vai elevar o custo e ainda por cima não existe accionamento de nada.
Logo que chegar na empresa eu posto aqui a rotina para leitura de conversão de temperaturas negativas para o DS1820 e as fotos dos sensores.
Segue o link para as imagens dos sensores DS1820 montados
https://plus.google.com/photos/107140932737764384824/albums/5784434858120562193
E um das imagens
Ferramenta de flangeador para montar LUVAS, usando um tubo de cobre de 1/4 de polegada
Fiz uma caixinha com as fêmeas de P1 para colocar 5 sensores conectados e posso cascatear com outras caixinhas para aumentar o número de sensores
O album não é encontrado.
Se possivel posta cada uma das fotos no Forum.
Obrigado
Já agora esse sensor apenas necessita de uma entrada digital certo?
Sim, precisa apenas de uma porta Digital
Estou anexando aqui o scretch que uso.
MoniTemp.ino (9.01 KB)
Interessante
Podes colocar imagens do display para ver como é apresentado?
Obrigado pela partilha
Muito bom.Usas-te VB.net ou delphi ?
Não, usei Delphi 7, que é o que mais estou confortável para programar, VB .net eu não usei muito.
alguém já usou o sensor DS 18B20 à prova de água?
Visto que já vem encapsulado torna o seu uso mais simples agora resta saber se o mesmo é fidedigno na medição da temperatura.
isto que já vem encapsulado torna o seu uso mais simples agora resta saber se o mesmo é fidedigno na medição da temperatura.
Sim podes confiar nele que é muito preciso.
Se quiseres atingir a loucura na precisao podes sempre configura-lo para o ADC interno dele ter uma resoluçao de 13 bits
Eu apenas uso a 10 bits com excelentes resultados.
Em relaçao a esse sensor encapsulado pelo preço eu arranjava uma forma de o proteger.
Relembro que aqui a uns tempos comprei uns 10 sensores desses no ebay por uns 3 euros !!!
Assim cada um vai te encarecer a soluçao mas... é um facto que tem ar mais profissional