Projecto de Aquecimento Problema

Boa Noite, estou a fazer um projeto para o aquecimento de uma incubadora, mas estou com um pequeno problema, estou a usar um arduino uno, um modulo de 4 relay,um sensor de temperatura e humidade DHT11 e um LCD 16x2
O sistema consiste em ligar a luz(220v) quando a temp for inferior e 32 e desligar a mesma sempre que for mais elevada que essa temperatura,mas quando exitem varias variaçoes na temperatura, ligar e desligar a luz algumas vezes os caracteres do lcd ficam estranhos e deixam de aparecer os valores de temperatura e humidade, sera que existe alguma interferencia?
Cumps

Sim.

Se recuares no fórum vais encontrar um post sobre m utilizador que fez o mesmo sistema, mas para controlo de temperatura dum aquário. Ele tinha exactamente o mesmo problema que tu e sim, eram interferências.

Por outro lado, esse limite de 32 graus pode provocar aquilo a que se chama "chatter" no relé em que o relé fica a comutar imensas vezes muito rápido. Isso é de evitar a todo o custo e como tal, a maneira de o fazer é adicionando uma histerese ao sinal de ligar e desligar. Por exemplo, ligar aos 30 e desligar aos 35.

Vou tentar arrumar melhor a quantidade de fios e ver o que acontece. E o obrigado pela dica do "chatter" :slight_smile:
Mas alguma dica como fazer isso direito? A incubadora tem de se manter entre 32ºC e 34ºC, e visto que o DHT11 apenas envia valores inteiros de temperatura, se possivel alguem dar uma dica para melhorar esse controlo agradecia :slight_smile:

Cumps

Arranjar um sensor melhor parece-me um pouco óbvio, não achas?

Se quiseres evitar o chatter do relé, podes arranjar um relé de estado sólido. No entanto, tudo depende de como o sistema é montado.

Se o teu sensor ficar ao lado da resistência aquecer esses dois graus pode ser muito rápido... no entanto, se ficar afastado esse problema não se colocará dependendo da potência da resistência (ou lâmpada).

Nada como experimentar.

bom dia amigo, conseugiu concluir o projeto?
teria como passar as ligacoes e o codigo?

obrigado