Estou desenvolvendo um projeto onde quero acessar o Arduíno através de uma rede externa. Os equipamentos que tenho são um arduino mega, ethernet shield, roteador 3G/4G da marca TP-LINK TL-MR3020 e um modem USB desbloqueado da vivo. Conectei o modem da vivo no rodeador 3G e tive acesso a internet tanto por cago como wifi. Realizei as configurações abaixo.
- Criei uma conta no No-ip.com para o redirecionamento
- Criei o host "endereço do arduido na rede externa"
- Fiz as configuração no roteador
- Carreguei o programa no arduino.
Porem o redirecionamento não funcionou. Verifiquei que o ip externo visualizado no noip.com é diferente do que vejo nas configurações do meu rodeador. Não entendi ao certo porque isso acontece e pesquisando na internet uma solução e aparentemente os Ips são diferente porque eu teria que redirecionar do modem usb para o roteador 3g e depois redirecionar para o arduino. Já fizeram isso?
Boas
O que pretendes e perfeitamente possível de fazer, mas tens alguns riscos de segurança em expores o teu arduino directamente ao exterior.Vais tu conseguir aceder e todo o mundo, mesmo que implementes algumas medidas basicas como user e pass é sempre muito mau esse tipo de abordagem.O correcto será fazeres uma vpn para dentro de tua rede e ai de uma forma segura acederes aos equipamentos que tens dentro dessa rede.Eu recomendo-te comprares um Mikrotik e trocares esse tp-link por ele ...
Ele faz todas as VPN's que existem atualmente(L2TP,ipsec, openvpn ...)Podes até implementar com certificados digitais a vpn de modo a que só quem tem certificado emitido por ti possa aceder a tua rede...
Se mesmo assim desejares avançar com esse que também funciona, que IP ganhas ao afirmares isto?
Verifiquei que o ip externo visualizado no noip.com é diferente do que vejo nas configurações do meu rodeador
Provavelmente deves estar a ganhar um ip de classe C (192.168.X.X) e nao o IP publico do teu operador.Se assim for esta afirmação está correcta.
pesquisando na internet uma solução e aparentemente os Ips são diferente porque eu teria que redireccionar do modem usb para o roteador 3g e depois redirecionar para o arduino
Para que isso funcione tens de aceder á pagina de configuração da ligação 3G já que ele nao é um modem apenas, mas sim um modem router.Para acederes lá podes confirmar qual é o gateway que o teu tplink adquiriu na porta WAN dele e abrires isso no teu browser estando ligado num pc ao tp-link.Devera ir parar à pagina do teu modem router da vivo.
Agora aqui tens de fazer uma cascata de regras.Abrir a porta que pretendes neste e reencaminhar para o ip que o tplink ganhou na WAN.Depois reencaminhar a mesma porta no tp-link para o arduino.
Toma em atenção que o teu arduino tem de ter o gateway configurado de modo a que ele tenha "internet" e possa ser alcançado, caso contrario mesmo que tenhas feitas as regras nao ira funcionar porque ele simplesmente nao tem rota para devolver o pedido.
Bons estudos