Saídas do Arduino não funcionam?!

Olá à todos!

Faz um certo tempo que conheço arduino, tomando vários cuidados para não estragar minhas placas.

Entretanto, hoje, por um descuido, fiz uma programação simples para acender um led, apenas para demonstração, cometendo um erro.

No meu código, acabei declarando via "pinMode" o pino digital responsável por acender o led como "INPUT" ao invés de "OUTPUT".

Ao conectar o led ao pino, o mesmo acendeu uma única vez e daí então desligou.

Resultado: tento programar qualquer saída digital do meu arduino mega e não obtenho nenhum sinal, nem sequer um valor baixo de tensão. Porém isso ocorre somente quando coloco algum "delay" na programação do arduino! Quando coloco tempos longos de delay o arduino simplesmente não envia sinal nenhum! Já quando coloco delays em milisegundos o led fica "meia fase". Porém quando não uso delay, isto é, deixo a saída direto em HIGH, aí o 5V aparece!

No entanto, realizei a medição de tensão fornecida na fonte 5V do arduino e está ok!

Após isso, tentei verificar se os pinos funcionariam com a função de entrada digital, fazendo uma programação para retornar no serial monitor caso o sinal fosse recebido e, o resultado obtido é que o arduino fica identificando como se o sinal 5V estivesse conectado na entrada digital (nota: mesmo eu utilizando um resistor pull down, o arduino fica interpretando como se houvesse sinal de entrada).
Esse processo de reconhecimento somente é interrompido quando jogo um GND direto na entrada, porém sem se tratar de resistor pull down, isto é, com a aplicação do GND direto.

Por favor, acaso alguém sabe me dizer se realmente eu estraguei minha placa? acaso há algum modo de reverter?

O pior de tudo é que em se tratando do arduino mega, o processador é soldado diretamente na placa!

Desde já, obrigado!

André

Primeiro de tudo... que codigo usaste para testar a placa?

Usaste o tipico blink que esta nos exemplos?

Quanto ao teste de entrada, como definiste o pino? INPUT ou INPUT_PULLUP? Ao colocares uma resistencia podes apenas estar a fazer um divisor de tensao que nao baixa o suficiente para ser considerado zero (como disseste em cima que so o GND resulta.

Por isso antes de fazeres mais testes, mostra o que programaste para testar e precisamente o que usaste no teste. Dizer uma resistencia nao significa nada pois o valor pode ir de 1 a 10.000.000 Ohm.

Olá,
Sou iniciante no Arduino e estou com dúvidas.
Fiz o circuito para o led piscante, porém, o mesmo o led só funciona quando eu conecto no pino 13. Já mudei o programa para os outros pinos, porém, só liga no pino 13.
Obs: usei um resistor de 150 ohms
Obrigado

PauloBuchner:
Olá,
Sou iniciante no Arduino e estou com dúvidas.
Fiz o circuito para o led piscante, porém, o mesmo o led só funciona quando eu conecto no pino 13. Já mudei o programa para os outros pinos, porém, só liga no pino 13.
Obs: usei um resistor de 150 ohms
Obrigado

Consegue colocar uma cópia do código e uma foto das ligações? Use o botão "code" da barra de ferramentas para colocar o código.