Sensor de Temperatura interno - Arduino UNO

Então pessoal, eu estou fazendo um projeto onde o recipiente que vai ficar o arduino tbm terá um relé de estado sólido que pode esquentar bastante, então por questões de segurança eu irei colocar um cooler de 12v para resfriar caso seja necessário. Eu achei em um site que o chip atmega tem um sensor de temperatura interno, porem eu ñ entendi o código e nem a explicação q o site deu, mas oq eu estou cm medo é o seguinte, no meu projeto eu estou usando quase tds as portas do arduino, inclusive as digitais... e na explicação desse site, tá lá que a tensão interna tem que ser alterada para 1,1v, então eu ñ sei até onde isso poderia me prejudicar, até pq ñ fica claro quais os pinos q terão essa tensão, ou se realmente algum pino terá essa tensão, sla ñ entendi!..! então, alguém poderia me explicar os possiveis problemas que poderia me causar caso eu resolvesse usar o código disponibilizado nesse site?

segue o link com a explicação e código de varredura de temperatura:

https://www.embarcados.com.br/arduino-uno-sensor-de-temperatura/

Que é que o teu software está a fazer?

Utilizas algum dos pinos analógicos nesse projecto (como pinos analógicos, ou seja usando a função analogRead)??

O que acontece é que o conversor analógico-digital converte tensões usando um nível de tensão como comparação. Ou seja, quando colocas apenas 1.1V de tensão como tensão de referência, apenas consegues ler até 1.1V. Se tiveres 3 ou 5V nas entradas analógicas, o valor que é retornado é o equivalente a 1.1V. Daí ter perguntado se estás a usar os pinos analógicos do Arduino já que isso vai interferir com eles.

Em vez de programares como aparece naquele exemplo, podes fazer assim:

analogReference(INTERNAL1V1);

Se quiseres, tens aqui mais informação na página própria do arduino. Infelizmente eles não mapearam o sensor interno de temperatura para poderes usar o analogRead().