DPWS (Device Profile for Web Services)

Olá a todos!

Eu sou novo no forum e gostaria de tirar uma dúvida sobre o Arduino Uno.

Estou querendo implementar um projeto usando o DPWS (http://www.ws4d.org/ ou http://www.soa4d.org/) e gostaria de saber se o arduino suporta tal tecnologia?

Os DPWS é implementado em JAVA, bem como em C. Eu posso compilar diretamente para o arduino ou devo usar a linguagem padrão de arduino?

Obrigado!

Sinceramente, não consegui perceber o que é que isso faz ou se é para usar num microcontrolador ou no computador... tu sabes?

O Arduino, corre programas compilados em C e C++, no entanto, para tal, tem de obedecer aos limites do chip e ao hardware disponível. Apesar de ser C, o printf(), por exemplo não funciona como num computador.

Se calhar talvez seja melhor procurares os requerimentos dessa tecnologia antes de tentares meter isso num Arduino.

Bem a idéia do DPWS é fornecer características de Serviços Web para dispositivos com restrição de recursos.

Por exemplo, podemos utilizar essa tecnoloogia em impressoras, celulares, microcontroladores, redes de sensores sem fio e etc. Assim tais dispositivos serão acessados como se fossem serviços web.

No site das implementações, WS4d e SOA4, eles não especificam qual são os requisitos de hardware.

A única informação que encontrei é que a implementação em C é para dispositivos com muita restrição de recursos e em Java para dispositivo com pouca restrição ou nenhuma, como um PC.

Além disso a implementação em C disponibiliza os arquivo *.c e *.h necessitando apenas serem compilados para o microcontrolador. Mas pelo que ví do Arduino ele possui uma interface de programação e upload do programa.

Assim eu não tenho como testar teria que comprar e testar na prática. Por isso pergunto, pois caso não funcione terei que procurar um outro dispositivo!

Procura por AVR-GCC... tu podes usar os ficheiros .c e .h no arduino. Mas para isso precisas de saber um pouco de C. Se quiseres, podes fazer como referi e usar o AVR-GCC. Mas para isso, ainda precisas de saber mais de C.

Logo a questão é, que sabes de C?

Nota que para o Arduino estar na internet, vais precisar do Arduino e dum shield Ethernet ou Wi-fi. O interface com essas placas, normalmente também ocupa um bom bocado de código pelo que convém ter isso em atencão.

Bom dia, yurilobao

Achei muito interessante a ideia do DPWS. Procurei informações na net em relação aos DPWS + Arduino e praticamente não encontrei muita coisa, portanto, se vc continuar desenvolvendo suas pesquisas nesse foco, não deixe de compartilhar conosco.

Ailton

ailtonfacanha:
Bom dia, yurilobao

Achei muito interessante a ideia do DPWS. Procurei informações na net em relação aos DPWS + Arduino e praticamente não encontrei muita coisa, portanto, se vc continuar desenvolvendo suas pesquisas nesse foco, não deixe de compartilhar conosco.

Ailton

Ailton, você já trabalhou com o DPWS?

Eu tenho algumas dúvidas quanto as implementações SOA4D e WS4D. Já tentei procurar nas documentações de ambas e nada encontrei relacionado aos requisitos mínimos de hardware. Ou seja, não sei se o Arduino vai suportar tal tecnologia.

Você saberia me dizer algo quanto a isso?

Obrigado!