Problema ao usar LM78L33 (regulador de tensão 3.3v)

Amigos esse bichinho tem me feito quebrar muito a cabeça e não entendo o porque.

Eu preciso converter 5v para 3.3v.
Estou tentando utilizar o dito cujo para fazer essa façanha.

Mas acredito que estraguei dois bichos desse nesse processo.

Estou querendo usar um modulo RF que precisa receber 3.3v.

O bicho não converte para 3.3, ele está convertendo ara 4.2. Como assim? Porque isso?

xD

Depois posto o esquema que estou fazendo.

Depois colocamos comentários...

Mas acredito que estraguei dois bichos desse nesse processo.

O datasheet do fabricante diz isto XD XD XD XD

The L78Lxx series of three-terminal positive
regulators employ internal current limiting and
thermal shutdown, making them essentially
indestructible. If adequate heat-sink is provided,
they can deliver up to 100 mA output current.

O bicho não converte para 3.3, ele está convertendo ara 4.2. Como assim? Porque isso?

So vejo uma resposta possivel.Com um regulador tao basico com apenas 3 pinos onde apenas tens de ligar a entrada DC e o gnd para ele funcionar, só o podes estar a ligar incorretamente!

Pelo o que li em alguns datasheets, o Vin deve ser maior do que 6 v para garantir o bom funcionamento. Pelo jeito os 5 v não são o suficiente. Tente conseguir o datasheet do seu LM78L33.

Minha outra sugestão seria o LM2576-3.3, mas ele também tem essa limitação (Vin > 6 V).

A solução é você aumentar a voltagem de entrada ou utilizar algum outro sistema para diminuir a voltagem...

Sim esquecime desse promenor o teu problema deve ser mesmo teres na entrada apenas 5V.Aumenta o valor na entrada

Obrigado pessoal.
Na verdade é justamente o datasheet dele que estou olhando.

Não errei a ligação não. xD

Mas não tinha prestado atenção nesse por menor...

Vou fazer novos testes...

Eu respondi com mais dicas no post da automacão residencial...

Olha para o LM3940...

Blz...

Fiz novos testes, mas continuo confuso.

Bem utilizei 9v e ele converteu para 8.2v.

Quando faço com 5v ele converte para 4.2v.

Muito estranho.

Onde compraste os chips?

A referência deles é LM78L33? Ou tem mais alguma letra?

Não. Essa é todo o nome dele.

Já encomendei mais dele no site huinfinito.com.br.

Vou tentar utilizar resistores para fazer a conversão de voltagem por enquanto. Como o NRF24L01 a ser utilizado na minha aplicação não requer muita corrente.

E tens a certeza que não o ligaste de forma errada?

11/12mA em comunicacão... não é muito... mas não é aconselhável fazer assim.

kkk...
Nem acredito. O datasheet que estava olhando estava indicando errado a ligação, ou melhor, não era o datasheet correto.

Existe vários datasheets para o LM7833, era esse o problema mesmo.

Ok... funciona com 5V?

Sim funcionou perfeitamente com 5v. A não ser um deles que de fato consegui estragar... xD

Ah me da uma outra ajudinha, que capacitores devo utilizar para prover uma melhor estabilidade?
Você sabe me instruir.

Tipo sei que o melhor a ser usado é o indicado no datasheet, mas no caso de não te-lo posso usar qualquer outro, qual é o criterio nessa utilização sabe me dizer?

Regra geral... se não tiveres os indicados, mete de maior capacidade.

bubulindo não diga isso , ele vai perguntar se não tem problema colocar um desse :

brincadeira kk

Ou condensadores de 1F como já vi à venda. LOL

Ja agora que estamos a falar em condensadores ja alguem apanhou um condensador de 1F deste tamanho?

Para alguns tecnicos este condensador é mito e ja uma vez tive uma "luta" com um colega que me chamou doido ao dizer que ha condensadores de 1 Farad com esse tamanho.
Eu ja os vi implementados como "baterias" em BIOS numa xbox e em alguns PC's :grin: :grin:
Para que nao restem duvidas eles sao bem reais com esse tamanho :grin:

Tens aqui onde os comprar...

Uma das aplicações é mesmo servir de bateria. No entanto, é preciso ter cuidado ao alimentá-lo.

Se não me engano foi uma menina que inventou esses super capacitores no projeto de uma feira de ciências. As empresas grandes já foram encima para patentiar e eles já pretendem substituir baterias de celular e outros eletronicos pelo capacitor