Controlando uma geladeira

Ola a todos, estou com um projeto pra susbtituir a placa eletronica da minha geladeira (127AC) usando o arduino ou esp32, e gostaria se pudessem me dizer se tem algo que está errado/faltando no meu projeto, essa é a primeira vez que mexo com eletronica.

Aqui segue uma foto do esquema do projeto, desculpa pelo desenho mal feito, primeira vez usando o GIMP do linux.

Eu gostaria de ter usado o FOTEK SRR 40A como relê, mas os que achei para comprar a maioria são falsos (eles podem ter triacs de 12A em vez de 40A, como referencia o triac da placa original da geladeira é de 16A) , então preferi o "Sla-05vdc-sl-c" no lugar, tambem decidi pegar esses relays com amperagem mais alto pra garantir que a "Corrente máxima de partida" (infelizmente não tenho o alicate amperimetro) não danifique o relê.

Talvez eu precise usar o "Sla-05vdc-sl-c" com a terceira resistencia tambem, pois temo a "Corrente máxima de partida".

A ventoinha e o motor DC tem um transformador cada um.

O SSR que controla o ventilador, motor e resistência é o módulo relé Modelo: FC-82 que contém 4 relés G3MB-202P.

O capacitor de 100nf para filtrar noise foi recomendado aqui:

Eu tenho uma grande duvida, como podem ver na foto na parte que tem um simbolo de interrogação, a placa original lia quando as portas então abertas olhando quando a lampadas são ligadas, na placa original existe um resistor de 473k após o pino que recebia esse sinal das lampadas, olhando os esquemas, parece que o fio da fase vai pra esse pino? só que eu não sei como posso fazer funcionar isso com o esp32/arduino, alguma dica?

Aqui tem o diagrama da geladeira caso seja necessario:

A parte de programação eu vou ver depois, só queria garantir que a parte de Hardware é boa.

Obrigado pela ajuda!!

Qual a marca e modelo desta geladeira?
Voce conseguiu identificar o componente que tem e no esquema original da geladeira,
com o nome de "DAMPER"?
Poste o datalink ou referencia de todos módulos que voce colocou no seu desenho.

Como você conseguiu identificar que o motor é DC?

Olá, acabei de ver que voce repetiu seu poste na categoria da lingua inglesa.

Não faça isto. É contra as normas do forum.
Solicite que alguma moderador junte os seus tópicos.

"https://forum.arduino.cc/t/fridge-control-project

Desculpe, é o modelo KSU445206J da bosch, 110AC.

image
Ele serve para deixar o ar gelado do freezer descer pra geladeira entre outras coisas.
Ele contem um interruptor Reed pra saber se está aberto ou fechado.

Desculpe por não ter colocado já no post:
Modulo SSR (agora olhando a datasheet, vi que a maxima trigger voltage é 2.5V, então não precisaria usar o level shifter).
Outra datasheet diz isso, mas não pretendo usar o "high state relay".

(0-2.5V low state relay ON)
(3.3-5V high state relay OFF)

O modulo relay de 30A, acabei não achando o datasheet do modulo, só do relay, porem nos sites de venda tem mais informações sobre o modulo.

Na verdade assumi, porem acho que não importaria já que só precisa ligar passar a fase pra eles usando o relay, como a imagem ali mostra, ele recebe 110v, posso estar errado?

Como eu disse no outro post, assumi que teriam pessoas que não saberiam ingles, ainda devo juntar os topicos? as linguas não ficariam misturadas?

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.