Senhores, boa tarde. Me chamo Alexandre (37) Sp/Brasil
Tenho formação eletronica do século passado atuo com informática/suporte/helpdesk
Estou com uma dúvida, preciso ligar:
alguns leds, sendo, 2 leds paralelo, 6 leds paralelo(2x), 12 leds em paralelo, e 1 individual (alem de 1 superd led 3w) + controlar entre 6 e 8 servosmotores (9gramas).
Consigo ligar isso tudo no meu arduino Duemilanove, porem fiquei na duvida sobre capacidade se nao estou forcando.... tudo isso ficaria ligado inicialmente(nos testes) direto na USB, porem gostaria de saber o Arduino ira aguentar? Dentro da programacao durante 2minutos todos os leds estariam acesso, movimento dos servos é alterando momento 1, ou outro(ou 2)... em si a programacao (operacao) dura entre 5 e 10 minutos depois fica tudo off menos 2 leds. depois loop.
Desculpem se parece simples a pergunta, estou comecando agora!
3W = 5 *I <=> I = 3/5 = 600 mA. As portas USB limitam a 500 mA se não me engano.
Para usar tudo isso, certamente que terás formação suficiente (a electrónica do século passado não variou muito neste aspecto), para alimentar o teu circuito devidamente e talvez isolar o Arduino.
Se conseguisses fornecer um pouco mais de informação, tipo um diagrama básico de como pretendes ligar os LEDs, seria interessante para podermos dar mais ajuda.
Para os servos, precisas também duma fonte de alimentação e que seja de boa qualidade.
O Arduino, se não me engano, vem com proteção contra corrente alta de mais, entao é basicamente testar se nao aguentar pode dar problema nos servos eles nao rodarem direito ou simplesmente nao ligar nada.
Mas nao vai queimar seu Arduino.
Ideal é mesmo usar uma fonte externa, pode comprar um recarregador de celular barato de 5V para os leds e os servos, deixando apenas o Arduino na USB.
ViniciusPolo:
O Arduino, se não me engano, vem com proteção contra corrente alta de mais, entao é basicamente testar se nao aguentar pode dar problema nos servos eles nao rodarem direito ou simplesmente nao ligar nada.
Mas nao vai queimar seu Arduino.
A assumpção é a mãe de todas as trapalhadas. Se através de cálculos é bastante óbvio que a porta USB não consegue fornecer corrente suficiente, e mesmo que conseguisse, o regulador de tensão não ia aceitar, para quê forçar?
Principalmente quando temos no circuito um computador. Se fosse um componente de $0,1 e tivéssemos imensos para queimar, tudo bem, agora arriscar, mesmo que minimamente, queimar a porta USB do computador é tudo menos sensato.
Um carregador de telemóvel pode não fornecer energia suficiente para tudo na mesma. Nota que só o LED de 3W leva 600 mA, que é mais que o carregador de telemóvel consegue fornecer correctamente. Isto porque os carregadores são desenhados para fornecer boa tensão a um determinado nível de corrente. Se aumentares a corrente, a tensão pode ficar "suja" e dar cabo do controlo do servo na mesma.
Qual é o propósito final do projecto? Podes incorporar uma fonte de alimentação com um bom transformador para o que vais necessitar?
Montei 2 circuitos, utilizando 4n25(4 kits = 1 circuito) cada qual correspondente a uma das portas PWM, nos circuitos, a parti uma alimentaçao de fonte externa para alimentar os leds/ServoMotores.
Sendo que utilizo uma fonte de HD externo para alimentar parte desses circuitos, justamente por possuir alimentação 5v e 12V, sendo que 5v ficou para os servos (os 6 sendo, 4 pq e 2 grandes)sinalizacao 12v uso para um circuito com 4n25 onde alimento leds direto com 12v. Ao final ficou muito bom, só meu ganho do led de 3w que ficou fraco porem já resolvi, construindo kit de rele para a alimentacao dele ao inves de chavear com 4n25.
Logo publico aqui o desenho de como teria ficado as coisas.
Novamente Muito obrigado pelas respostas!
que no Arduino sai a sinalizacao para leds