Olá amigos, finalmente chegou o meu Shield LCD com 5 teclas, mas após enfrentar problemas e pesquisar muito na internet, disseram que esses shields tem conflitos com Ethernet Shields no pino 10. Já fiz alterações desse pino no código, mas mesmo assim não consigo acessar a página que roda no Arduino.
Na página do LCD diz para usar o LCD4Bit_mod, mas não sei como fazer isso.
O LCD funciona usando os exemplos da biblioteca LiquidCrystal, mesmo com o Ethernet Shield por baixo.
Estou testando alguns códigos por aí na internet que se coloca um texto numa página web e aparece no LCD, mas são desses exemplos que não funcionam, e eu também gostaria de fazer do meu jeito. Como eu sou newbie, ^-^ se também puderem me indicar onde aprender a me introduzir na programação para o Arduino, fico agradecido.
Se os pinos de hardware não são compatíveis, porque julgas que mudar o software vai fazer alguma diferença?
Isto é o mesmo que o teu forno não fazer frio e tu ires mudar o software a ver se passa a dar frio... Não dá.
Eu tive o mesmo problema e acabei por fazer eu mesmo um shield para o LCD. Ficou feio, mas resolveu o problema.
Achei dizendo que se cortar o pino 10 do LCD resolve. Alguma sugestão de pino para remanejá-lo?
1 Like
O pino 10 controla a luminosidade do backlight...
Sim, eu só entortei o pino pro lado e os dois shields funcionaram juntos. Obrigado
Pronto... então para quê a pergunta se o software podia resolver um problema de hardware??
Eu acabei me confundindo. Comumente os LCD's são usados nos pinos 12, 11, 5, 4, 3, 2, mas pesquisando sobre este modelo meu, disseram para mudar no código para 8, 9, 4, 5, 6, 7, e o shield se conecta por todos esses pinos, achei que era só o software mesmo. Entretanto, não é só porque está conectado pode usar qualquer um. O shield que foi feito diferente mesmo. Mas eu sou assim, muito afobado para fazer as coisas e nem penso direito.
Enfim, como disse, já consegui fazer funcionar, obrigado.
queria saber qual é o pino 10 para eu poder entortar para o lado pra ver se funciona.
obrigado
Os arduinos normalmente tem marcado o pino na placa... é olhar e ver.