Sou praticante de voo livre e gostaria de criar meu prórprio dispositivo que me informe visualmente e sonoramente quando eu ganhar ou perder altitude.
Gostaria de aplicar um filtro kalman para evitar ficar irritante o som.
Tenho um pequeno conhecimento em lógica de programação, em arduino e eletrônica.
O objetivo é que eu consiga ouvir bips quando estiver subido ou descendo de forma que, quanto mais rápido for meu deslocamento vertical, mais frequente e estridente tem que ser o som do bip. De outra forma, em um display, informar minha altitude e também a minha velocidade vertical (m/s).
Olá. Boa tarde. Me desculpe. Sou iniciante nesse forum.
Eu tenho uma experiência razoável com eletrônica básica e com programação em geral. Tenho pouca experiência com arduino e alguma familiaridade com alguns sensores.
Vou tentar melhorar da próxima vez.
Obrigado pelo retorno
Muitos dos que frequentam o Fórum são iniciantes no mundo do Arduíno (eu inclusive) e a ideia é mesmo a de trocar experiências.
Do que foi dito até agora, já temos então um ponto de partida: você vai precisar de um sensor de pressão barométrica, de um módulo buzzer passivo (para variar a tonalidade conforme a subida ou descida), de um display e de um microcontrolador.
Para o sensor não tem muita alternativa, mas o display e o microcontrolador dependem do tamanho final que você quer para o seu dispositivo e da alimentação de energia que pretende usar. Eu suponho que estando em uma asa-delta, quanto menor e mais leve, melhor.
Como você não vai precisar de conectividade, eu partiria para um Arduino Nano.
Sugiro que você vá desenvolvendo o projeto em partes, testando em uma protoboard. A primeira parte seria ligar o sensor no Arduíno e fazer a programação que gere um resultado confiável. Em seguida acrescentar o buzzer e depois o display.
Por último viria implementação via software do filtro e o cálculo da velocidade vertical.