Criar um dispositvo sonoro com sensor de pressão atmosférica

Sou praticante de voo livre e gostaria de criar meu prórprio dispositivo que me informe visualmente e sonoramente quando eu ganhar ou perder altitude.
Gostaria de aplicar um filtro kalman para evitar ficar irritante o som.
Tenho um pequeno conhecimento em lógica de programação, em arduino e eletrônica.
O objetivo é que eu consiga ouvir bips quando estiver subido ou descendo de forma que, quanto mais rápido for meu deslocamento vertical, mais frequente e estridente tem que ser o som do bip. De outra forma, em um display, informar minha altitude e também a minha velocidade vertical (m/s).

Alguém pode me ajudar?

Olá @allanfab !

Eu creio que seu post deveria ter ido para international/português. Vamos ver se algum dos moderadores move ele.

Você não citou se já tem alguma ideia em mente em termos de sensores, placas ou do referencial teórico por trás do projeto.

Um bom ponto de partida seria procurar por posts de pessoas que fizeram coisas parecidas. Que tal começar dando uma olhada nesses aqui:

Determining the Pressure and Altitude Using GY-68 BMP180 and © GPL3+

Using BMP280 to determine if an object is descending

Ou ainda esse site aqui:
https://www.circuitbasics.com/set-bmp180-barometric-pressure-sensor-arduino/

1 Like

Olá. Boa tarde. Me desculpe. Sou iniciante nesse forum.
Eu tenho uma experiência razoável com eletrônica básica e com programação em geral. Tenho pouca experiência com arduino e alguma familiaridade com alguns sensores.
Vou tentar melhorar da próxima vez.
Obrigado pelo retorno

Não há necessidade de se desculpar! :wink:

Muitos dos que frequentam o Fórum são iniciantes no mundo do Arduíno (eu inclusive) e a ideia é mesmo a de trocar experiências.

Do que foi dito até agora, já temos então um ponto de partida: você vai precisar de um sensor de pressão barométrica, de um módulo buzzer passivo (para variar a tonalidade conforme a subida ou descida), de um display e de um microcontrolador.

Para o sensor não tem muita alternativa, mas o display e o microcontrolador dependem do tamanho final que você quer para o seu dispositivo e da alimentação de energia que pretende usar. Eu suponho que estando em uma asa-delta, quanto menor e mais leve, melhor.

Como você não vai precisar de conectividade, eu partiria para um Arduino Nano.

Sugiro que você vá desenvolvendo o projeto em partes, testando em uma protoboard. A primeira parte seria ligar o sensor no Arduíno e fazer a programação que gere um resultado confiável. Em seguida acrescentar o buzzer e depois o display.

Por último viria implementação via software do filtro e o cálculo da velocidade vertical.

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.