Trabalho em uma grande empresa de rastreamento de frotas no Brasil, utilizamos rastreadores de empresas consolidadas no mercado como a Maxtrack e Calamp.
Durante esse tempo, aprendi bastante desse mercado e encontrei muitas falhas nos rastreadores comercializados. Tenho muita vontade de desenvolver um rastreador inteligente e customizável para liberar open source à todos que precisem de uma alternativa em um mercado tão fechado e dominado por essas grandes empresas.
Soluções comerciais que não conseguem abrangir o escopo de produto que eu estou querendo fazer, oferecem soluções que custam de $500 até $1500. Creio que seja possível desenvolver algo melhor e barato com a ajuda da comunidade.
É um projeto extremamente útil e que pode ser muito utilizado por qualquer um seja pra rastrear o carro da sua família ou até oferecer um serviço de rastreamento de frota como a empresa que eu trabalho hoje.
A ideia base do projeto é ter uma central automotiva, focada no rastreamento de veiculos (posteriormente outras funcionalidades podem ser adicionadas, mas o foco nesse primeiro momento é o rastreamento). O projeto seria composto por um arduino customizado controlando a leitura de sensores e relés e uma arm board (raspberry / beagle / arduino tre, etc..), para processar todos esses dados gerados.
O arduino vai ser responsável por ler todos os sensores e passar essa informação por uma saída serial para o raspberry. O arduino também é responsável por ligar e desligar o raspberry por questões de consumo de energia.
O raspberry por sua vez, vai ser responsável por tratar essas informações e enviar para o servidor.
Em relação ao arduino, a ideia é desenvolver uma placa contendo:
- Arduino
- OBDII (http://www.obdsol.com/stn1170/)
- IMU
- GPS
- Relés ( pelo menos 2 )
- Saídas serial
- Conexão para bateria
- RTC
- MicroSD
- Diversas IOs ( quanto mais melhor, não consegui definir um mínimo ainda... )
Hoje, o grande defeito dos rastreadores é o poder de funcionamento e principalmente, a falta de customização do firmware que ele está executando, por exemplo:
- Rastreadores possuem cerca eletrônica embarcada, porém, sempre com pouco detalhamento na cerca (poucos pontos no polígono)
- Agendamento de bloqueio / desbloqueio do veiculo por hora
- Autenticação e liberação de bloqueio por motorista
- Na hora de bloquear um veiculo, levar em consideração sua velocidade e outros fatores
- Dependência de comunicação para fazer praticamente qualquer coisa, pois os rastreadores quase não tem lógica embarcada
- E muitos outros problemas...
Segue uma listagem de possibilidades com esse novo rastreador: - Utilizar monitores touch screen para interagir com o usuário
- Ordem de serviço
- Alarmes de velocidade / violação de perímetro / etc..
- GPS
- Total controle da comunicação
- Utilizar wifi para descarregar arquivos de log
- Utilizar 3G somente no centro da cidade
- Compartilhar internet
- Controle de acesso e trafego na internet
- Dados muito mais precisos
- Código open source
- Segurança no rastreamento
- Possibilidade de alterações no código
Todo o desenvolvimento será feito em Java(Raspberry e Servidor) e C(Arduino).
A parte mais critica na minha opinião é no desenvolvimento dessa placa customizada do arduino. Sei que é um projeto grande, mas creio que é possível e seria de grande valia para a comunidade.
Gostaria de ouvir a opinião de vocês e saber se alguém se interessa em ajudar no projeto.
Att.,
Diego Bernardes