Dúvida nrf24l01

Boas Srs,

Tenho uma dúvida quanto ao módulo nrf24l01

É obrigatório sempre utilizar um Master e o restante slaves quando se quer utilizar tais módulos ?
Exemplo: Caso utilize 24 módulos espalhados cada um com o seu arduino. E queira que o módulo 10 envie um sinal (este sinal pode ser o de um sensor sendo ativado, por exemplo) para os que estão dentro do raio de alcance da antena dele que são os 03, 04, 05, 09, 11, 15, 16 e 17 sem que existam intermediários entre eles (o tal master)… Como se todos eles fossem Master e Slaves ao mesmo tempo… Outro exemplo é caso o 14 se alarme… que avise aos módulos 07, 08, 09, 13, 15, 19, 20 e 21 que são os mais próximos a ele. Tudo seria dinâmico, ou seja, caso coloque todos os módulos dentro do raio de alcance do módulo que se alarmou, todos seriam avisados do tal alarme. Isso é possível com o nrf24l01 ? Caso não, há algum outro módulo que faça isso ?

Tenho um pequeno desenho onde ilustro isso.

Quem puder me ajudar, agradeço de antemão!

Obrigado

nrf24.jpg

Que e que ja leste acerca do nRF24L01?

Leste a parte em que diz que e half-duplex?

Em todo o caso, pesquisa aqui e es capaz de ficar perto de fazer o que pretendes.

https://github.com/maniacbug/RF24Network

Nota que e bastante dificil implementar uma rede que nao esteja em arvore devido a limitacao de ligacoes desses chips. Mas nao diria imposivel...

Boas BuBulindo!!!

Já me ajudaste uma vez com uma cabine de pintura.. recorda ? A montei e funcionou muito bem.. Porém, um belo dia, o motor (made in china) deu curto e esquentou ao ponto de tudo se incendiar :'( Bom... essa fica para papo de mesa de bar :D

Sobre o NRF24.. li bastante e inclusive já tinha visto o link que me passou (agradeço). Mas todos indicam a tal árvore.. Mas essa solução não me serve! Conhece algum outro chip que faça algo próximo ao que preciso ?

Obrigado e grande abraço!

Nao me lembra da cabine de pintura.

Neste momento... e por apenas um pouco mais que o nRF podes ligar tudo com Wi-Fi...

Pesquisa por ESP8266... a beleza e que podes usar ligado a um arduino ou directamente sem arduino, se bem que ainda nao experimentei assim.

Com esse chip, havendo sinal Wi-Fi, a rede nao tem topologia porque todos ligam ao router (tens e de garantir que o router aceita ligacoes suficientes para falar com todos eles).

De resto, talvez as XBee sirvam para o que queres, mas o custo de 24 XBee da para ir jantar a um restaurante com estrela Michelin...

Boas Bubulindo,

Não terei um router nesta solução (todos devem ser routers e clients ao mesmo tempo). Desta forma, o ESP8266 não me sirvará.

Porém, você me fez pesquisar uma coisa que não havia dado importância. o XBee consegue fazer o que preciso "Mesh Network" ao estilo P2P. Tinha revirado os nrf24 (perdi umas 2 semanas lendo). Vou precisar de mais umas 2 semanas mais lendo os xbee.. =(

Preciso de bem mais de 24 unidades.. Vou adquirir uns 5 xbee (pois já será muito $$$$) e testar.. se funcionar.. me mato!

E também acho que não vou poder ir ao tal restaurante Michelin :) :) :) :) :)

Grato pela ajuda!

Boas Bubulindo,

Repensei o projeto, pois os xbee pro tem um custo muito elevado aqui no Brasil (Pelo menos o dobro de qualquer outra nação) :slightly_frowning_face:

Dai me veio a seguinte idéia e dúvida por consequência. Caso eu suba exatamente a mesma programação em 10 ou 20 unidades de arduino (ex.: Piscar o led no SLAVE ao apertar um botão no MASTER), terei essa instrução sendo lida por todos ou nada funcionará ?? Tomei essa idéia como analogia as emissoras de rádio e seus ouvintes.

Obrigado!

Tenho ideia que nao funciona bem assim... Senao nao havia a necessidade de criar uma topologia em arvore para ter uma rede.

Mas nada como ler o manual e pesquisar por broadcast... pode ate dar e nunca me ocorreu.

Colegas,

Esqueçam comprar NRF24L01+ do Ali Express. Todos as minhas últimas compras vieram com chips falsificados. Até funcionam mas quando se precisa de mais range começam a falhar. Isso tanto nas versões standard com nas PA+LNA.

Encomendei pela Farnell pra ver se fujo dos counterfeits.

Como sabes que sao falsificados? Eu tenho uns poucos la em casa e gostava de ver isso.

Curioso também fiquei com a mesma duvida, até a data nunca tinha lido que existiam nrf fake. Após uma pesquisa no google parece que afinal eles existem mesmo.Também tenho uns la por casa vou tentar perceber de que lado estão também :)

Amigos,

Vi neste site abaixo e em outros... é só procurar google (english please).

http://hackaday.com/2015/02/23/nordic-nrf24l01-real-vs-fake

meus PA+LNA são fake, optei por um vendedor até melhor recomendado do Ali e me ferrei, me mandou um lixos de uns transceivers com Si24R1. Funcionam mas quando precisa-se de range já era.

Muuuito diferente dos meus originais PA+LNA que consegui quase 100m com um monte de paredes do meu prédio.